Campanha “Dá Garra à Tua Vida” alerta para consequências da dermatite atópica em adolescentes

15 de Setembro 2022

“Dá Garra à Tua Vida” é o mote da iniciativa lançada ontem pela Sanofi, com o apoio da ADERMAP (Associação Dermatite Atópica Portugal), que alerta para os sintomas e o impacto desta doença na saúde física e emocional dos adolescentes.

Os jovens passam por diversos desafios e receios, nomeadamente o isolamento e a exclusão social, questões que afetam gravemente a saúde mental. A aparência e aquilo que os outros vão pensar são outras vertentes que levam os adolescentes a evitar o contacto com os outros, deixando de viver uma vida plena e de realizações. O desconhecimento por parte de amigos e colegas sobre esta patologia e a incapacidade de estes “se colocarem na pele do outro” podem provocar sentimentos como vergonha, ansiedade e frustração, partilhados por mais de 34% dos doentes com dermatite atópica.

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é uma doença inflamatória crónica da pele que é responsável por lesões físicas, mas também emocionais e socioeconómicas, que afeta 4.4% da população europeia e 10 a 20 % da população infantil a nível mundial. Cerca de 34% dos doentes sofrem com distúrbios de sono que podem levar a fadiga e prejudicar o dia a dia, incluindo a capacidade de concentração e, no caso dos adolescentes, a aprendizagem na escola.

Viver com dermatite atópica na adolescência não significa olhar para o espelho com medo do que se vai ver e de quantas manchas se vai contar. A campanha quer, por isso, promover uma mensagem positiva e de esperança junto dos adolescentes com dermatite atópica moderada a grave e relembrar que, apesar das noites em branco, é possível sonhar com uma vida normal.

“A Dermatite atópica é a doença inflamatória crónica cutânea mais frequente, que representa um custo anual de 1.018 milhões de euros em Portugal e que afeta mais de 10% da população infantil a nível mundial. Na maioria dos casos, a doença acaba por provocar problemas na autoestima dos adolescentes. Com esta iniciativa esperamos impactar as pessoas e alertar para a Dermatite Atópica moderada a grave, e para o impacto psicológico que esta patologia causa, especialmente nos mais novos. Felizmente, hoje existe esperança para estes doentes”, explica Marisol Garcia Pulgar, General Manager Specialty Care Sanofi Portugal.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This