Criado pelo Centro Académico Clínico de Coimbra CHUC-UC (CACC CHUC-UC), um consórcio constituído pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E. (CHUC) e a Universidade de Coimbra (UC), o Biobanco irá permitir que investigadores em ciências biomédicas possam ter acesso a amostras e dados associados, para desenvolver atividades científicas com relevo para o incremento do conhecimento na área da saúde humana.
Segundo Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e Presidente do conselho directivo do CACC “esta é uma importante unidade de apoio ao desenvolvimento da medicina e da investigação translacional. Acreditamos que constitui uma importante oportunidade para promover relações de cooperação nacional e internacional entre investigadores, instituições promotoras da investigação.
Num futuro próximo, o Biobanco do CACC terá ainda a capacidade de proceder à caracterização celular e molecular das amostras, tornando estas coleções ainda mais atrativas para a comunidade científica e reforçando ainda mais a investigação clínica e translacional, de elevada qualidade, em associação com a formação superior e a prestação de cuidados de saúde de excelência.
A atividade do Biobanco está aprovada pela Comissão de Ética do CHUC, cumprindo todas as normas éticas e de proteção de dados. No desenvolvimento da sua atividade, o Biobanco do CACC assim como os seus colaboradores regem-se pelos valores de respeito pela dignidade da pessoa, confidencialidade, responsabilidade e participação.
O Biobanco está localizado num dos edifícios de Celas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, estando dotado de uma área aproximada de 160 m2, e integrado na Unidade de Inovação e Desenvolvimento do CHUC.
PR/HN
0 Comments