Em comunicado, os quatro vereadores socialistas, o líder da bancada na Assembleia Municipal e o presidente da Comissão Política Concelhia do PS consideraram que Coimbra “reúne, em si mesma, todas as condições políticas, técnicas e logísticas para receber a instalação da direção executiva do SNS”.
“Seja pela sua centralidade na Região e no País, pela excelência da capacitação em saúde das suas unidades prestadoras de cuidados, pelos centros de investigação clínica de excelência e reputação internacional ou pelo suporte dos seus quadros com formação académica e profissional de topo”, sublinha a mesma nota, enviada ontem à agência Lusa.
Para os socialistas de Coimbra, “António Arnaut e Mário Mendes, criadores do SNS, merecem que a sua cidade seja considerada para instalação da sede da direção executiva do SNS”.
Os autarcas e dirigentes do PS querem ver também o município envolvido no processo, através da disponibilização de um edifício para acolher a nova entidade.
Os socialistas de Coimbra salientam que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, reconheceu hoje que “o Governo tem uma forte vontade descentralizadora” e que “a colocação da sede de organismos públicos nacionais fora da cidade de Lisboa também faz sentido, de acordo com o processo de desconcentração”.
Segundo o comunicado, o titular da pasta da saúde disse que “não há nenhuma cidade portuguesa que esteja impossibilitada de acolher a sede do SNS, o que naturalmente dependerá dos edifícios em concreto que estão disponíveis”.
LUSA/HN
0 Comments