Quinze pessoas morreram depois de consumirem álcool adulterado em Marrocos

28 de Setembro 2022

Quinze pessoas morreram esta terça-feira na cidade marroquina de Ksar el Kebir, no norte do país, depois de beberem álcool adulterado, segundo o mais recente balanço do delegado regional do Ministério da Saúde, Omirane Chaouki.

Fontes policiais tinham adiantado à agência de notícias Efe que nove pessoas morreram e quatro tinham sofrido intoxicação devido ao consumo de álcool produzido clandestinamente.

A mesma fonte referiu que um homem de 48 anos, dono de uma loja, bem como o seu filho menor de idade, foram detidos como suspeitos pela venda das bebidas.

O Ministério da Saúde marroquino informou posteriormente, ao jornal digital Hespress, que o número de mortos subiu para 15 ao longo do dia, além de outras três pessoas intoxicadas e que ainda estão internadas no hospital de Larache.

Fontes policiais referiram que durante a operação que resultou na detenção do dono da loja, que tem antecedentes criminais, e do seu filho, os agentes apreenderam 49 litros de álcool adulterado que tinha sido fabricado clandestinamente.

Os dois suspeitos estão agora sob investigação judicial do Ministério Público, para apurar a relação entre as mortes e o álcool consumido pelas vítimas.

O consumo de álcool é muito restrito em Marrocos, pois além de ser desaprovado socialmente, as bebidas alcoólicas têm preços muito altos por serem alvo de uma grande quantidade de impostos.

Perante esta situação, proliferam as destilarias clandestinas e a venda clandestina de álcool forte, principalmente aguardentes produzidas de forma artesanal e sem as devidas garantias sanitárias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights