Lançamento do Livro Branco das Associações da Plataforma Saúde em Diálogo

29 de Setembro 2022

Realiza-se no próximo dia 27 de outubro, a partir das 14h00, no auditório da ANF-Associação Nacional de Farmácias, a conferência anual da Plataforma Saúde em Diálogo, que este ano tem como tema “Saúde: Novos Caminhos, um Desígnio Comum”, durante a qual será apresentado O Livro Branco das Associações da Plataforma Saúde em Diálogo - “Retratos dos Novos Tempos”.

Num momento em que se perspetivam transformações importantes no setor da Saúde é fundamental refletir, com os vários parceiros do sistema, sobre os desafios e preocupações com que cidadãos e pessoas que vivem com doença se deparam no contexto atual, mas também sobre como podemos aproveitar da melhor forma as oportunidades que vão surgindo, traçando um caminho frutuoso e sustentável para o futuro.

As grandes preocupações do setor vão ser apresentadas e debatidas por responsáveis da Saúde, como o atual presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), Xavier Barreto, que irá proferir a conferência ’A Participação Ativa dos Cidadãos na Construção de um Sistema de Saúde Sustentável’. Em formato de mesa-redonda será ainda debatido o tema: ‘O que nos ficou da pandemia? Retrato dos Novos tempos que vivemos e que caminho seguir ‘, em que participam Luis Goes Pinheiro (SPMS); Ana Tenreiro (ANF); André Biscaia (USF-NA); Catarina Marcelino (Instituto da Segurança Social) e Maria do Rosário Zincke (Plataforma Saúde em Diálogo).

Por outro lado, e após dois anos e meio de pandemia em que muitas situações de saúde ficaram adiadas principalmente na área das doenças crónicas, é altura de dar voz a quem esteve no centro do furacão e foi obrigado a responder a inúmeras solicitações, muitas vezes sem qualquer rede de apoio, como aconteceu com muitas das 62 associações de pessoas que vivem com doença, utentes, promotores e profissionais de saúde, que integram a Plataforma Saúde em Diálogo.

A necessidade de conhecer melhor a realidade que as associações viveram durante este período, percebendo os principais desafios e as preocupações sentidas, e como é que estas superaram os obstáculos encontrados no terreno, levou a Plataforma Saúde em Diálogo a desenvolver um trabalho de proximidade com cada uma das associações, colocando em papel e em vídeo os seus testemunhos. O resultado deste trabalho, que será apresentado pela Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Plataforma, e também Presidente da Associação Respira, Isabel Saraiva, é o livro Retratos dos Novos Tempos – O Livro Branco das Associações da Plataforma Saúde em Diálogo, que vai ser apresentado publicamente durante a conferência e para a qual convidamos os jornalistas a estarem presentes.

Para a presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Maria do Rosário Zincke, “estamos a viver um momento de mudanças profundas na Saúde e, por isso, precisamos saber o que nos espera. É o momento de se avançar com a reforma nos Cuidados de Saúde Primários; com a implementação do Estatuto do Cuidador Informal; com uma aposta mais abrangente da Hospitalização Domiciliária, entre outras prioridades. Este livro apresenta parte da realidade que se vive no terreno, onde as associações podem ter um papel preponderante. Basta que sejam reconhecidas”.

Sobre a Plataforma Saúde em Diálogo

Fundada em 1998, a Plataforma Saúde em Diálogo – Associação para a Promoção da Saúde e Proteção da Doença é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por missão fazer ouvir a voz dos doentes e utentes de Saúde, contribuindo para a evolução de um sistema de Saúde cada vez mais centrado nas pessoas. Conta atualmente com 62 associadas, entre as quais associações de pessoas que vivem com doença, promotores de saúde, profissionais de saúde e consumidores.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights