Carla Nascimento Professora Adjunta Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Cuidar da pessoa vítima de trauma: a formação como o mapa do tesouro

09/30/2022

O trauma encerra um fenómeno com uma incidência epidemiológica significativa, sendo a principal causa de morte e incapacidade até aos 40 anos de vida na maioria dos países desenvolvidos (American College Surgeons, 2018). A evidência científica apresenta uma distribuição trimodal, três picos, da morte associada a este fenómeno. O primeiro pico situa-se nos primeiros minutos após o evento traumático. O segundo pico, variável entre minutos a horas após o trauma sendo que, o terceiro pico poderá ocorrer dias ou semanas após o trauma, por sépsis e falência multiorgânica. Pelo descrito, impera a necessidade de dotar os profissionais de saúde com um corpo de conhecimento próprio e dirigido a uma intervenção eficaz.

Em concreto, a Society of Trauma Nurses (2013) e a Emergency Nurses Association (2015) defendem uma intervenção de enfermagem sistematizada numa avaliação primária e secundária da pessoa vítima de trauma. A avaliação primária consiste no reconhecimento precoce de lesões com potencial de risco de vida imediato, respetiva intervenção e reavaliação. Esta avaliação deve ser efetuada rapidamente, utilizando a mnemónica ABCDE: (A) Via aérea, (B) Ventilação, (C) circulação, (D) Disfunção neurológica e (E) Exposição. A avaliação secundária decorre após a avaliação primária estar concluída e após terem sido instituídas as medidas de reanimação necessárias. Compreende um exame físico céfalo-caudal detalhado, identificando todas as possíveis lesões presentes, em conjunto com outros exames completares de diagnóstico e histórica clínica da pessoa.

A formação poderá ser um mapa a seguir para o tesouro da sobrevivência da pessoa vítima do trauma, fazendo aqui nota a uma oferta existente no panorama nacional. O ATCN® (Advanced Trauma Care for Nurses) é um programa de ensino pós-graduado para enfermeiros que pode decorrer em simultâneo com o ATLS® (Advanced Trauma Life Support, for Doctors), oferecendo a vantagem de formar em conjunto profissionais de saúde que trabalham de forma sinérgica para cuidar das necessidades da pessoa, enaltecendo as competências específicas de cada um e desenvolvendo uma comunicação em saúde que se deseja eficiente e otimizada.

Referências

American College of Surgeons (2018). Advanced Trauma Life Support (ATLS). Chicago: American College of Surgeons.

Emergency Nurses Association (2015). Trauma Nursing Core Course. Schaumburg: Emergency Nurses Association.

Society of Trauma Nurses (2013). ATCN – Advanced Trauma Course for Nurses – Manual do Curso de Alunos. Lexington: Society of Trauma Nurses.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights