O impacto da Diabetes em Portugal e na Medicina Interna

4 de Outubro 2022

Especial 28° Congresso Nacional de Medicina Interna

Em 2019, estimava-se que, em todo o mundo, 463 milhões de adultos sofriam de Diabetes e Portugal é considerado dos países que regista uma das maiores taxas de incidência no panorama europeu. O 28º Congresso da SPMI não esqueceu este facto e dedicou a mesa-redonda “O Poder da Diabetes na Medicina Interna” a esta doença metabólica crónica.

“A escolha do tema justifica-se pela necessidade de reavivar o impacto que tem a Diabetes como doença crónica prevalente em meio hospitalar, associada a múltiplas complicações com necessidade de tratamento complexo e individualizado”, relembrou Filipa Rebelo. A oradora, juntamente com os restantes membros do painel, contribuiu para a partilha de conhecimentos sobre a prevalência da Diabetes no internamento hospitalar em Portugal, a relação com outras patologias, o impacto das comorbidades, a gestão terapêutica e o papel do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM).

No entanto, a intervenção de Filipa Rebelo dedicou-se, especificamente, ao impacto da Diabetes como comorbilidade e marcador de mau prognóstico nas grandes doenças da Medicina Interna. O objetivo foi reforçar a complexidade do tratamento da doença e a sua implicação no prognóstico, apresentando em simultâneo o papel que os internistas detêm no processo.

Por sua vez, Estevão Pape salientou o próprio “poder da diabetes” e as novas formas de encarar a organização e gestão dos centros de tratamento e, também, a modernidade digital, tendo sempre o paciente no centro da decisão.  Por outro lado, pretendeu apresentar a visão tida do “futuro na responsabilidade de Internistas na abordagem da Diabetes, também ela a “nova Diabetes”, que tanto tem de desafiante como de preocupante se não for encarada de outras e novas formas de organização”.

As oradoras Rita Paulos e Conceição Escarigo focaram-se especificamente nos resultados do estudo “Diamedint 3”. “É um inquérito nacional que pretende caracterizar a população de diabéticos internados nos dias 12 de janeiro e 22 de junho de 2022 nos Serviços de Medicina Interna do país. Teve por base a mesma metodologia [do “Diamedint 1” e “Diamedint 2”], recolhendo-se dados demográficos, motivo de internamento, tempo de evolução, sua terapêutica em ambulatório e no internamento, assim como presença de fatores de risco e complicações, entre outros. Trata-se de um estudo inovador que permite dar a conhecer a realidade atual dos nossos doentes internados. É justamente com a visão holística da Medicina Interna que temos de tentar combater, por um lado os fatores de risco, como o sedentarismo e a obesidade, e por outro gerir a doenças e suas complicações como um todo, de forma a inverter as previsões futuras”, explicaram.

28º CNMI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights