Universidade de Coimbra recebe primeira edição do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica em Portugal

5 de Outubro 2022

O Curso de Formação em Ecografia Abdominal Clínica é um curso promovido no âmbito do projeto TRAINR4U - Training Robot for Ultrassound, um projeto financiado pelo EIT Health.

O projeto TrainR4U é liderado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) e conta com a coordenação de Luís Curvo Semedo, docente da FMUC, líder da equipa académica deste projeto que inclui um consórcio do qual fazem parte o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (PT), Parc Sanitari Sant Joan de Déu (ES), Karolinska Institute (SE), Trinity College Dublin (IE), Sorbonne Université (FR), Academisch Ziekenhuis Groningen (NL), Tecnalia Research & Innovation (ES), Assistance Publique Hôpitaux de Paris (FR) e Sensing Future Technologies.

O curso de formação tem a duração total de 40 horas (1,5 ECTS), divididas em 30 horas de módulos online assíncronos (de 28 de novembro a 12 de dezembro) e 10 horas de aulas práticas presenciais ministradas por docentes especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (a decorrer entre 13 a 16 de dezembro). As aulas práticas, organizadas em grupos distribuídos por 2 sessões de 5 horas cada, incluem demonstrações de ecografia abdominal, através de ferramenta robótica de tele-ecografia, exercícios práticos de recolha de imagem ecográfica com sonda e ecógrafo. No final do curso de formação, os alunos aprovados poderão requerer um certificado emitido pela Universidade de Coimbra.

As aulas presenciais da primeira edição do curso em Portugal decorrem em Coimbra, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A língua oficial do curso é o inglês. Os conteúdos teóricos estarão disponíveis também em língua portuguesa em formato PDF. O curso tem um custo de 200€ para os participantes colocados.

As candidaturas estão abertas até 11 de outubro (https://apps.uc.pt/courses/PT/course/10281).

Saiba como submeter a candidatura aqui

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This