Dr. Miguel Afonso gastroenterologista diretor clínico da Gastroclinic

Síndrome de Dumping após Bypass Gástrico

10/12/2022

A Síndrome de Dumping ocorre quando o alimento transita diretamente do estômago para o intestino delgado sem ser digerido.

O que causa a Síndrome de Dumping?

A Síndrome de Dumping pode ocorrer devido ao esvaziamento muito rápido do conteúdo alimentar do estômago para o intestino. O conteúdo alimentar não digerido em contacto com o intestino delgado produz uma transferência de água da corrente sanguínea para o intestino provocando diarreia que geralmente ocorre 30 a 60 minutos depois.

Quem corre o risco de Síndrome de Dumping após a cirurgia de redução do estômago (Bypass Gástrico)?

A Síndrome de Dumping pode ocorrer entre 1 em 5 a 1 em 2 pessoas que tiveram uma parte do estômago removida por qualquer motivo, como acontece após cirurgia bariátrica, tais como o bypass gástrico em Y de Roux e outras cirurgias do tipo digestivo.

Quais são os sintomas da Síndrome de Dumping?

  • Inchaço abdominal
  • Suor
  • Cólicas abdominais e dor
  • Náusea
  • Rubor facial
  • Palpitações cardíacas e batimento cardíaco acelerado
  • Tontura ou desmaio
  • Diarreia

Caso tenha sintomas sugestivos de Síndrome de Dumping deve agendar uma consulta com um médico especialista em tratamentos de obesidade por endoscopia para confirmação do diagnóstico e conhecer quais as opções de tratamento.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights