Editora LIDEL anuncia novos livros na área da enfermagem

18 de Outubro 2022

A editora LIDEL reforça a oferta na área de enfermagem com o lançamento de dois novos livros: “Cuidados Diferenciados em Enfermagem da Saúde da Criança e do Jovem” e “Investigação em Enfermagem – Teoria e Prática”.

Segundo as enfermeiras Helena Saraiva e Andreia Sousa, autoras do livro “Cuidados Diferenciados em Enfermagem da Saúde da Criança e do Jovem”, “os enfermeiros têm um papel essencial no desenvolvimento das políticas de saúde, nomeadamente através da promoção da saúde, da prestação e gestão de cuidados de alta qualidade, da organização de serviços ou da intervenção comunitária, entre outras”. Nesse contexto, a investigação reveste-se de extrema importância, na medida em que são necessárias as melhores evidências científicas para a tomada de decisão, essencialmente a nível da identificação das necessidades das pessoas e da prescrição das intervenções de enfermagem.

Na obra, com 25 capítulos, as autoras apresentam diversos tópicos que preocupam os profissionais de saúde e que requerem um atendimento diferenciado. São abordados temas como: crianças com doença crónica e terminal; distúrbios alimentares; crianças com necessidades educativas especiais; diversidade na vivência da sexualidade; comportamentos autolesivos, suicídio e ideação suicida; alcoolismo e toxicodependência; crianças e jovens vítimas de maus-tratos físicos, psicológicos e sexuais, entre outros.

O livro “Investigação em Enfermagem – Teoria e Prática”, da autoria da professora e investigadora Manuela Néné e do Presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Carlos Sequeira, tem como objetivo fornecer aos profissionais com interesse na área da investigação orientações que lhes permitam saber mais sobre as necessidades dos utentes e quais a respostas mais efetivas para os problemas apresentados por estes, de forma a fornecer contributos efetivos para a criação de padrões de qualidade sustentados nas necessidades das pessoas e na eficácia das práticas clínicas. Esta obra visa, desse modo, aumentar o conhecimento existente, agregando um conjunto de temáticas e experiências adaptadas à realidade portuguesa.

“As novas obras apresentadas constituem-se como dois manuais importantes nas áreas de medicina geral e de saúde infantil para os profissionais de saúde, enfermeiros, investigadores e estudantes de enfermagem que através de uma leitura fácil, lógica e prática tornam possível ampliar o conhecimento existente no nosso país, aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes portugueses com necessidades de cuidados diferenciados e apoiar os profissionais que se interessem pela investigação”, lê-se no comunicado de imprensa da LIDEL.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights