Ambulância SIV de Mogadouro inoperacional até às 08:00 de hoje por falta de técnicos

26 de Outubro 2022

A ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Mogadouro, distrito de Bragança, esteve inoperacional desde terça-feira à noite até às 08:00 de hoje por falta de técnicos, adiantou à Lusa fonte do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

“Os técnicos de emergência pré-hospitalar deste meio já atingiram o limite do trabalho extraordinário, e não conseguiram encontrar mais ninguém que estivesse disponível, daí esta falta de meios a sentir-se na SIV”, referiu Rui Lázaro, presidente deste sindicato.

“A falta de técnicos de emergência pré-hospitalar, que tem originado vários encerramentos de ambulâncias de emergência médica, atinge agora as ambulâncias SIV, sem que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) consiga contornar a situação”, acrescentou.

A SIV de Mogadouro está em funcionamento desde 2012 e esta foi a primeira vez em dez anos que foi encerrada, entre as 20:00 de terça-feira e as 08:00 de hoje, salientou o dirigente sindical.

A previsão é que a SIV de Mogadouro volte a estar encerrada também no sábado e domingo, pois a escala para estes dias “ainda não está preenchida até ao momento”.

A ambulância cobre os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Vimioso, Freixo de Espada à Cinta e Alfandega da Fé, realçou.

Rui Lázaro salientou também que no interior do país as distâncias para os serviços básicos hospitalares são muitas vezes superiores a uma hora.

“Com o encerramento destas ambulâncias a população fica entregue à sua sorte”, alertou, acrescentando que além de Mogadouro há “muitas vilas e cidades pequenas também na mesma situação”, em risco de encerramento das ambulâncias SIV.

O presidente do STEPH explicou que até ao momento as escalas têm sido colmatadas até ao limite do trabalho extraordinário e que há inclusive técnicos que já ultrapassaram esse limite e que se “arriscam a trabalhar e depois a não receber as horas efetivamente realizadas”.

Para Rui Lázaro, contratar técnicos “já não é suficiente”, porque a carreira “está muito pouco atrativa”.

“O índice remuneratório está praticamente no salário mínimo nacional e é uma carreira que carece de ser revista o mais rápido possível. Os técnicos afastam-se, despedem-se e abandonam a profissão à procura de soluções mais vantajosas”, destacou.

Rui Lázaro destacou que existia o compromisso da anterior ministra da Saúde, Marta Temido, de receber o sindicato com urgência para dar início às negociações para a revisão quer do índice remuneratório quer da carreira, mas que depois da demissão desta e da substituição por Manuel Pizarro, os dois pedidos de audiência com caráter de urgência ainda não obtiveram resposta.

Os técnicos de emergência pré-hospitalar vão estar em greve ao trabalho suplementar a partir de 08 de novembro, por tempo indeterminado, iniciando o protesto “no dia em que o ministro da Saúde vai ao Parlamento falar sobre o Orçamento do Estado”.

“Caso não seja levantada [a greve], vai tornar ainda a realização das escalas mais complicadas”, sublinhou o presidente do STEPH.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights