Surto de Ébola no Uganda já provocou 131 casos confirmados e 49 mortos

4 de Novembro 2022

O surto de Ébola declarado no Uganda em 20 de setembro totaliza agora 131 casos confirmados, incluindo 49 mortes, anunciou hoje o Ministério da Saúde ugandês.

Pelo menos 2.187 pessoas foram registadas para serem monitorizadas após terem contactado doentes infetados, de acordo com a mais recente atualização oficial, de quinta-feira.

O aumento de casos parece ter desacelerado, já que de 31 de outubro a 03 de novembro, as infeções passaram de 130 para 131.

Contudo, o número de óbitos está a crescer a um ritmo mais acelerado, pois no mesmo período passou de 43 para 49.

O Ministério da Saúde anunciou esta semana que está a preparar o teste de três vacinas desenvolvidas para combater a variante invulgar do Sudão, que está a causar o atual surto no Uganda e para a qual não há vacina aprovada.

As autoridades vão avaliar a eficácia desses três medicamentos fornecidos pela Universidade de Oxford (Reino Unido) e pelos norte-americanos do Sabin Vaccine Institute e da farmacêutica Merck.

A epidemia continua em curso apesar das medidas tomadas pelo Presidente ugandês, Yoweri Museveni, que em 15 de outubro anunciou o confinamento dos distritos centrais de Mubende e Kasanda, epicentros do surto, além de outras restrições, que incluem recolher obrigatório noturno.

Musevini ordenou também o encerramento de locais de diversão e de culto, embora as escolas continuem abertas “com medidas rigorosas de funcionamento”, e ordenou que os enterros deverão ser “realizados por trabalhadores do setor da saúde”.

O Uganda declarou o surto depois de confirmar um caso em Mubende, onde um homem de 24 anos morreu da doença causada por este vírus, especificamente a variante sudanesa.

Ao contrário da variante do Zaire, registada em epidemias na vizinha República Democrática do Congo (RDCongo), ainda não há vacina aprovada para aquele tipo.

A variante do Sudão não é apenas menos transmissível, mas também apresenta menor mortalidade do que a do Zaire.

Países como RDCongo, Quénia, Tanzânia, Ruanda e Somália estão em alerta para evitar uma possível propagação do vírus.

Descoberto em 1976 na RDCongo – país então chamado Zaire – o Ébola é uma doença grave, muitas vezes fatal, que afeta humanos e outros primatas e se espalha pelo contacto direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infetados.

Provoca hemorragias intensas e os primeiros sintomas são febre alta e repentina, fraqueza severa e dores musculares, de cabeça e de garganta, além de vómitos.

O vírus devastou vários países da África Ocidental de 2014 a 2016, quando 11.300 pessoas morreram em mais de 28.500 casos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights