ANTEM solicita nova audiência

7 de Novembro 2022

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) reforçou, na sexta-feira, junto dos grupos parlamentares, um pedido de audiência para discutir o modelo de formação existente.

A ANTEM quer debater “temas que se afiguram de manifesta preocupação”, que têm “vindo a promover atrasos na resposta que se espera célere”, e, por outro lado, “o modelo de formação existente, desprovido das mais recentes evidências científicas, sendo assim das melhores práticas, o que muito se lamenta”, de acordo com o comunicado enviado aos jornalistas.

A ANTEM insiste na criação do técnico de emergência médica e paramédico – “a única forma de resolver uma grande parte dos problemas que subsistem nos Serviços de Emergência Médica”.

A ANTEM entende que não é com a abertura de mais VMER (Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação) que o problema será resolvido.

“Portugal tem que assumir de uma vez por todas que precisa de operacionais com Educação de Nível Superior a bordo das ambulâncias que respondem a cerca de 4000 acionamentos diariamente”, continua a associação.

“Assumir também que não há outra possibilidade que de afigure viável, quer por motivos financeiros, quer por motivos de falta de profissionais, senão a criação do Técnico de Emergência Médica, e Paramédico”, reforça.

Para a ANTEM, será também importante “começar a pensar abrir os Serviços Médicos de Emergência ao mercado, com contratos claros e bem definidos, que acima de tudo responsabilizem os seus intervenientes – à semelhança de outros países”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Auditorias da IGAS apontam fragilidades no combate à corrupção no SNS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou 14 auditorias a entidades do SNS desde 2023, que identificaram áreas críticas que exigem reforço nos mecanismos de controlo interno e prevenção da corrupção nas entidades auditadas, revela um relatório hoje divulgado

Programa Proinfância apoia mais de 1.200 crianças vulneráveis em Portugal

Desde o seu lançamento em Portugal, em 2021, o Programa Proinfância da Fundação ”la Caixa” tem acompanhado mais de 1.200 crianças e adolescentes, assim como mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade económica e risco de exclusão social em todo o território nacional. 

Pfizer Portugal entre as melhores empresas para trabalhar em 2025

A Pfizer Portugal foi distinguida com a certificação Great Place to Work® 2025, um reconhecimento que reflete o compromisso contínuo da empresa na criação de um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e centrado no bem-estar e desenvolvimento dos seus colaboradores.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights