Medicamentos: Ministro da Saúde quer Portugal mais envolvido no processo produtivo

10 de Novembro 2022

O ministro da Saúde disse esta quinta-feira, na Conferência Anual da Associação Portuguesa de Medicina Farmacêutica (AMPIF), em Porto Salvo, que é preciso que a indústria multinacional olhe para Portugal como “um país com recursos humanos, com sofisticação, capaz de também ser incorporado no processo produtivo”.

Na abertura da cerimónia, que decorre esta tarde no edifício da Pfizer, o ministro reconheceu a importância da iniciativa da AMPIF para abordar um “tema central para o futuro do sistema de saúde português e (…) do país”.

Num discurso centrado tanto nos problemas como nos avanços das últimas décadas, o ministro recordou que “a transição para terapêuticas cada vez mais adaptadas a cada doente tem a enorme vantagem de melhorar os resultados em saúde, mas tem a enorme dificuldade de aumentar quase sempre os custos diretos”. Para Manuel Pizarro, o investimento na investigação e no desenvolvimento pode tornar esta equação mais exequível.

O ministro destacou “uma mudança muito importante em Portugal”: o aumento das exportações no setor da saúde, que mais do que triplicaram em 12 anos e irão ultrapassar os dois mil milhões de euros este ano.

Os números, contudo, indicam também que Portugal é “dos poucos países da Europa que têm uma balança comercial fortemente negativa na área do medicamento”.

Segundo o ministro, incorporar Portugal nos processos produtivos pode contribuir para alterar este cenário. Ou seja, “é preciso que alguma da indústria, nomeadamente da indústria multinacional, olhe para nós sem ser apenas na perspetiva de mercado, e (…) como um país com recursos humanos, com sofisticação, capaz de também ser incorporado no processo produtivo”.

Para o ministro, “é com essa qualificação dos recursos humanos que vamos ser capazes de alcançar o objetivo de continuar a garantir o desenvolvimento do nosso país”.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This