Estudo diz que vacinação evitou 150 mil mortes em Itália

13 de Abril 2022

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Itália evitou cerca de 150 mil mortes, segundo um estudo esta quarta-feira publicado pelo Instituto Superior de Saúde (ISS) italiano.

A vacinação também evitou oito milhões de casos adicionais da Covid-19, mais de 500 mil internamentos e mais de 55 mil casos de doentes em cuidados intensivos, segundo a mesma fonte.

“Esta estimativa diz respeito ao período entre 27 de dezembro de 2020, data de início da campanha de vacinação, e 31 de janeiro de 2022”, especificou o instituto de referência em Itália para questões de saúde pública.

O ISS precisa que “o cálculo foi feito com uma metodologia desenvolvida inicialmente para vacinas contra a gripe, mas que já foi aplicada em outros países para estudos sobre o SARS-CoV-2”.

A Itália foi um dos países europeus mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus, que provocou a morte a mais de 161 mil pessoas no país.

Segundo o Ministério da Saúde italiano, cerca de 90% da população acima dos 12 anos tem o esquema vacinal completo e pouco mais de 34% das crianças entre 5 e 11 anos possuem a vacinação completa.

O número de novos casos confirmados e de mortes causadas pela Covid-19 no mundo continuou a baixar na última semana, segundo dados publicados hoje no relatório epidemiológico semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta é a terceira semana consecutiva em que ambos os indicadores decrescem para uma taxa, nos últimos sete dias, de 24% e 18%, respetivamente.

O total global da semana passada foi de sete milhões de novos casos de Covid-19 e mais 22 mil mortes, com declínios observados em todas as regiões.

Com isso, globalmente, o número total de pessoas infetadas desde o início da pandemia e que passaram por um teste diagnóstico subiu para 496 milhões e as mortes para seis milhões.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights