Alemanha oferece testes gratuitos a quem regressa do estrangeiro

1 de Agosto 2020

A Alemanha oferece desde hoje testes gratuitos à covid-19 aos viajantes que regressem do estrangeiro, que serão obrigatórios a partir de segunda-feira para quem retorne de regiões de risco para evitar a quarentena.

A regra entra hoje em vigor, segundo indicações do ministro da Saúde, Jens Spahn, que defende a gratuitidade dos testes de diagnóstico, apesar das críticas dos que consideram que deviam ser por conta de cada viajante para não sobrecarregar a saúde pública.

A maioria dos aeroportos internacionais do país já estabeleceu os equipamentos necessários para a realização dos testes. Nos restantes, como o aeroporto de Schonefeld, em Berlim, espera-se que comece a funcionar na próxima semana.

O objetivo de Jens Spahn é que os viajantes oriundos de regiões de risco sejam imediatamente submetidos a testes no aeroporto, como alternativa à quarentena domiciliária obrigatória, cujo cumprimento tem-se revelado difícil de verificar.

Os que regressam de zonas não incluídas na lista de regiões de risco têm 72 horas para irem voluntariamente a consultas médicas ou outros centros, onde também serão testados gratuitamente, refere a agência espanhola Efe.

A Alemanha identificou na sexta-feira 870 novos casos de covid-19 face ao dia anterior e decidiu, perante o aumento de contágios, decretar as regiões espanholas da Catalunha, Aragão e Navarra como de risco, seguindo os critérios do Instituto Robert Koch (RKI).

Além destas regiões, estão incluídas como zonas de risco o Luxemburgo, o único país da União Europeia que já estava incluído na lista do Instituto Robert Koch, países terceiros dos Balcãs, bem como a Turquia, os Estados Unidos, praticamente toda a América Latina e grandes áreas da África e da Ásia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 673 mil mortos e infetou mais de 17,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Associação alerta para falhas nos vencimentos dos enfermeiros das USF

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou esta terça-feira para falhas nas remunerações dos enfermeiros destas unidades, agravadas pela retirada automática de “milhares de utentes” das listas que os penaliza no cálculo dos seus vencimentos.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights