Maior hospital do norte de Moçambique preocupado com excesso de acompanhantes de doentes

14 de Novembro 2022

O Hospital Provincial de Nampula, o maior do norte de Moçambique, manifestou no domingo preocupação com o risco de propagação de doenças na região, devido ao excesso de acompanhantes de doentes, que têm sido entre seis e oito pessoas.

“Estamos a lutar muito para que os acompanhantes levem os doentes e os deixem no hospital e não fiquem por aqui”, disse o diretor do Departamento de Prevenção e Controlo de Doenças do Hospital Provincial de Nampula, Afonso Amone.

O número elevado de pessoas que levam familiares doentes ao hospital representa um risco de propagação de doenças contagiosas, alertou Amone.

“Podem apanhar uma tuberculose ou uma meningite, por exemplo”, afirmou.

Os familiares dos doentes devem confiar que o hospital é um local de cura, continuou, sugerindo que o elevado número de acompanhantes pode ter a ver com o receio de que os pacientes tenham sido vítimas de maus-tratos nas unidades de saúde.

Os acompanhantes aglomeram-se nos pátios e imediações dos hospitais moçambicanos à espera de notícias sobre a evolução da situação dos seus familiares internados.

São frequentes relatos de maus-tratos a doentes nos hospitais moçambicanos.

O Hospital Provincial de Nampula conta com 600 camas e 1.800 trabalhadores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Asma controlada! 

Lurdes Ferreira e Beatriz Fernandes
Especialistas de Pneumologia e responsáveis pela consulta de Asma da ULS de Braga

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights