Carlos Cortes acusa vice-presidente do governo dos Açores de desconhecer realidade e esforços dos médicos

15 de Novembro 2022

O candidato a bastonário da Ordem dos Médicos reiterou a sua solidariedade para com os médicos açorianos, na sequência das declarações proferidas pelo vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima.

Segundo Carlos Cortes, a postura do responsável político demonstra o “desconhecimento da realidade e a incompreensão do esforço dos médicos”. O candidato à liderança da Ordem dos Médicos fala em “declarações insensatas e indecorosas”.

Artur Lima afirmou que “os médicos devem ser bem remunerados, mas não podem usar o dinheiro como moeda de troca para dispensarem cuidados de saúde aos seus doentes” e que tal se trata de uma “violação grosseira do juramento de Hipócrates, da ética e da deontologia”.

Cortes garante que nas visitas realizadas recentemente a várias unidades de saúde nos Açores constatou o “esforço louvável que os médicos têm desenvolvido para dar a melhor resposta em cuidados de saúde às necessidades dos seus doentes, em todas as ilhas, em todos os hospitais e centros de saúde.”

“Não se trata de uma questão de ‘dinheiro’ ou de ‘moeda de troca’. As dificuldades que me foram relatadas, durante as várias visitas e reuniões, tiveram sempre a ver com a falta de condições para tratar adequadamente os seus doentes. Senti um esforço conjunto de todos e uma vontade inabalável de entrega ao Serviço Regional de Saúde dos Açores, precisamente no espírito hipocrático da Medicina. Louvo este sentido de dedicação permanente e luta por melhores condições de trabalho e cuidados de saúde”, refere Carlos Cortes.

“Agora é tempo de, no quadro da autonomia regional, se encontrarem rapidamente soluções conjuntas”, reforça o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights