LIDEL apresenta livro “Conversas com o Fígado – Conhecer, Prevenir e Cuidar”

21 de Novembro 2022

A editora LIDEL apresenta o novo livro “Conversas com o Fígado – Conhecer, Prevenir e Cuidar”, da autoria de José Velosa, médico especializado em Gastrenterologia e Hepatologia e atual presidente da Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM).

O fígado é um dos órgãos mais importantes não só do sistema digestivo, mas também de todo o funcionamento do corpo humano. Em Portugal, as doenças hepáticas, desde o cancro às cirroses hepáticas, estão entre as 10 primeiras causas de morte no país. Apesar de existirem diversas obras que fazem referência às doenças do fígado, poucas são as que se dedicam exclusivamente a essas enfermidades.

Dirigido ao público em geral, “Conversas com o Fígado – Conhecer, Prevenir e Cuidar” surge na sequência da necessidade de se dar resposta às principais dúvidas e aos anseios dos doentes e seus familiares. Deixando os jargões médicos e a linguagem mais científica de lado, o autor descreve o órgão e as suas funções, bem como as doenças hepáticas que afetam a vida de muitos portugueses, procurando corrigir ideias preconcebidas e humanizando a relação entre doente, família, comunidade e as doenças de fígado.

Seguindo o modelo de uma conversa coloquial, trivial, sem uma sequência pré-definida, este livro ajuda tanto aqueles que têm um fígado saudável, mas que nem por isso deixam de ter as suas preocupações, como os doentes e familiares.

Neste livro, o leitor fica a saber mais sobre o fígado e a prevenção das doenças hepáticas e pode fazer uma viagem pela história, pelas lendas e pelos mitos que ao longo dos séculos o fígado tem suscitado.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This