A iniciativa, que pretende chegar a mais de 600 pessoas e envolve cerca de quarenta voluntários, promove rastreios cardiovasculares na Praça Viana do Castelo entre sexta-feira e domingo.
A ANEM explica, em comunicado, que estes rastreios contemplam vários parâmetros de saúde como: peso; altura; IMC; perímetro abdominal; pressão arterial e glicemia capilar.
“São também avaliados o consumo tabágicos, o consumo alcoólico, os hábitos alimentares, a frequência da prática de exercício físico e a saúde mental. Posteriormente, e de acordo com os resultados obtidos, são recomendadas algumas medidas para melhorar o estado de saúde e, nos casos mais graves, os utentes são encaminhados para as urgências e referenciados para o centro de saúde”, explicam.
Os jovens estudantes de Medicina vão realizar ainda, nos dias 26 e 27 de novembro, várias formações sobre saúde mental, sexualidade, consumos, direitos humanos e suporte básico de vida em lares e instituições da Santa Casa da Misericórdia na região de Aviz e Viana do Castelo.
No dia 28 de novembro, as formações têm lugar na Escola Básica de Alcáçovas e na Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, abrangendo cerca de 400 alunos.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments