Farmácias portuguesas associam-se a rastreio de cancro colorretal

23 de Novembro 2022

As farmácias portuguesas associam-se ao movimento 45+, uma campanha de sensibilização para o rastreio de cancro colorretal, dirigida à população entre os 45 e os 74 anos.

Promovido pelo Grupo Ageas Portugal, a Médis, a Fundação Ageas e a Europacolon Portugal (Associação de apoio ao doente com Cancro Digestivo), o movimento 45+ apoia a população assintomática, sem histórico de neoplasia e/ou pólipos colorretais, doença inflamatória intestinal ou história familiar em 1.º ou 2.º grau de cancro colorretal ou adenoma.

O rastreio pode ser feito em qualquer farmácia aderente, de uma forma simples, fácil e gratuita, através do teste de “pesquisa de sangue oculto nas fezes”. Basta deslocar-se à farmácia escolhida, levantar o kit e, posteriormente, entregar a amostra, sendo a recolha feita em casa. Os casos positivos serão contactados pela Europacolon Portugal, com a indicação de seguimento para aconselhamento médico.

“A proximidade que as farmácias têm da população permite-nos assumir um papel fundamental na prevenção e rastreio de doenças. Com o nosso envolvimento podemos contribuir para uma deteção precoce, essencial para o início atempado do tratamento, em situações em que ainda não existe qualquer sintoma. As farmácias reforçam assim o seu compromisso com a saúde dos portugueses”, esclarece Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias.

Nas edições anteriores, que decorreram em 2021 e 2022, participaram na Campanha de Sensibilização para o Cancro Colorretal mais de 6.000 pessoas, com 5% a testaram positivo para a pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Durante 2020, foram diagnosticados 10.501 novos casos de cancro colorretal em Portugal, e mais de 4.300 mortes, causadas pela segunda neoplasia mais comum em ambos os sexos.

Pode consultar aqui as farmácias aderentes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights