Neuroftalmologia, Glaucoma e Cirurgia Refrativa em destaque no 65.º Congresso Português de Oftalmologia

23 de Novembro 2022

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) anunciou esta quarta-feira os principais temas em destaque do congresso que decorre entre os dias 1 e 3 de dezembro. O evento terá lugar no Convento São Francisco, em Coimbra.

A SPO anunciou hoje, em comunicado, que o 65.º Congresso Português de Oftalmologia será marcado pelas novidades nacionais e internacionais em cirurgia refrativa, neuroftalmologia e glaucoma.

“Tal como na edição anterior, também neste Congresso escolhemos três temas principais, ao invés de apenas um. De facto, este ano decidimos apostar na cirurgia refrativa (dia 1 de dezembro), na neuroftalmologia (dia 2 de dezembro) e no glaucoma (dia 3 de dezembro), para lhes dar a mesma atenção que a retina, a inflamação ocular e a genética receberam no congresso do ano passado”, sublinha na nota Rufino Silva, atual Presidente da SPO.

O responsável explica ainda que “todas as subespecialidades da Oftalmologia e grupos da SPO estão representados no Congresso, por exemplo nos 12 cursos (com a atribuição de 5 créditos e   direcionados para as diversas subespecialidades da Oftalmologia) e nas diversas sessões de ‘update’”.

A realização de dois Fórum “Advocacy”, do Simpósio Luso-Brasileiro – em colaboração com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia e com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do Simpósio de Retina SPO|GER  “são outros pontos altos deste 65º Congresso”.

“Apresentaremos, ainda, e no primeiro dia, os resultados do estudo efetuado pela SPO com a Universidade Católica sobre a caracterização da procura dos cuidados médicos na área da saúde ocular em Portugal”, revela o presidente da SPO que considera os “dados de grande importância para percebermos como, quando e onde é que os portugueses procuram os cuidados médicos na área da saúde ocular e para podermos planear ações futuras que permitam melhorar essa procura e a prestação dos cuidados médicos.”

Oftalmologistas do Canadá, dos Estados Unidos, França, Brasil, Espanha e Reino Unido, juntam-se assim aos colegas portugueses para partilharem conhecimentos e experiências profissionais.

O 65º Congresso será ainda palco da eleição da nova direção SPO para o biénio 2023-24.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights