Secretário-Geral do PCP apela à união de utentes e profissionais de saúde em defesa do SNS

23 de Novembro 2022

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, apelou esta terça-feira aos profissionais de saúde e aos utentes que se unam na luta pelos seus direitos, exigindo melhores condições para o Serviço Nacional de Saúde.

Paulo Raimundo falava ontem num encontro de comissões de utentes da saúde que decorreu no Barreiro, no distrito de Setúbal, onde foram apresentados os constrangimentos existentes nos concelhos da Península de Setúbal quer a nível hospitalar quer a nível dos cuidados de saúde primários.

“É pois fundamental que profissionais e utentes se unam na luta pelos seus direitos e que, paciente mas firmemente, procurem alargar a sua influência, procurem convencer familiares, amigos, vizinhos, conhecidos, procurem chamar mais gente à justa luta pela concretização dos seus direitos, num assunto que diz respeito a todos e a cada um de nós”, disse o secretário-geral do PCP na segunda iniciativa pública desde que foi eleito.

Na opinião de Paulo Raimundo, cada uma destas ações de luta “é um contributo fundamental para a valorização do Serviço Nacional de Saúde e da saúde pública”.

“Sim, é preciso exigir melhores condições”, frisou.

Paulo Raimundo defendeu ainda a valorização dos profissionais da saúde, com direitos, carreira, formação, reconhecimento e respeito com acesso à dedicação exclusiva à causa pública do Serviço Nacional de Saúde lembrando que o PCP apresentou essa na Assembleia da República e que foi chumbada.

A primeira medida para garantir este regime de dedicação é, explicou, respeitar e tratar com dignidade os profissionais e criar as condições também materiais, nomeadamente a majoração em 50% do salário e do tempo de serviço para efeitos de progressão.

Por outro lado, adiantou, o PCP defende que sejam alargados os incentivos para a fixação dos profissionais de saúde em áreas carenciadas, com majoração de rendimento em 50%, majoração do tempo de serviço e mais apoio à habitação.

“Defendemos, há muito tempo, e continuaremos a fazê-lo, a contratação de médicos e enfermeiros de família, não podemos aceitar [que haja] um milhão de utentes sem médico de família”, disse.

Segundo o secretário-geral do PCP, estas são apenas algumas das propostas do partido que estão esta semana em debate na especialidade do Orçamento do Estado na Assembleia da República.

“Veremos então como se posicionam os vários partidos, que escolhas fazem e que opções tomam: se pela saúde-negócio ou se pelo direito constitucional à saúde.”, disse.

Relativamente ao trabalho das comissões de utentes, Paulo Raimundo destacou a sua importância na defesa e valorização do Serviço Nacional de Saúde e apelou à criação de mais estruturas do género por considerar que “em cada centro de saúde, cada hospital, cada serviço, haverá problemas por resolver” e que “estes só são possíveis de superar também com a participação, envolvimento e papel dos utentes”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights