Congresso Internacional dos Hospitais aproxima Lisboa da inteligência artificial a funcionar no São João

25 de Novembro 2022

A inteligência artificial é já uma realidade bem presente no Hospital de São João, no Porto, com "impacto direto na qualidade de tratamento dos doentes”, disse ao HealthNews Afonso Pedrosa, que participou hoje no 9.º Congresso Internacional dos Hospitais, em Lisboa.

A experiência do São João com tecnologia de ponta foi partilhada no edifício sede da Altice Portugal, em Picoas, por Afonso Pedrosa, que, em declarações ao HealthNews, destacou a tecnologia que permite aos médicos do seu hospital ver “em poucos segundos” o que é mais referenciado na história clínica dos doentes, através de uma nuvem de palavras à distância de um clique, e, em segundo lugar, a importância da construção de equipas de tratamento de dados, que, em períodos de crise, como a pandemia por Covid-19, permitem prever cenários.

Para Afonso Pedrosa, “o maior dos desafios é ter a consciência de que é preciso termos especialistas nessa área nas nossas instituições”, até porque “nem todos têm essa noção”.

“É uma área nova que veio para ficar, não só na saúde, e é de grande importância estratégica”, reforçou o especialista.

Afonso Pedrosa referiu ainda que é preciso “pensar em termos de estratégia de futuro, para podermos implementar projetos que estão de acordo com essa estratégia”. “Temos de ter em consideração que devemos usar estas ferramentas, que têm um custo de implementação temporal e de recursos significativo, numa estratégia de melhoria alargada ao tratamento dos doentes. Há muitos pequenos projetos – o que é absolutamente natural – que se cingem a uma pequena quantidade de doentes, ou a um pequeno âmbito, e isso também não é muito importante, na minha opinião”, explicou.

“O poder da inteligência artificial e os dados ao serviço da saúde” foi a quinta mesa do 9. Congresso Internacional dos Hospitais, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. Estiveram também presentes Júlio Pedro, vogal da direção da APDH, e, como moderadora, Teresa Magalhães, professora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights