Biópsia pulmonar transtorácica em regime ambulatório

27 de Novembro 2022

Os utentes do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) podem realizar, desde 11 de novembro, biópsia pulmonar transtorácica em regime de ambulatório.

“Até à data, este exame era realizado unicamente em regime de internamento, o que obrigava a uma permanência mínima de 24 horas no hospital. Desta forma, encurta o tempo de vigilância aos pacientes e no final de seis horas podem regressar ao domicílio”, referiu, citada em comunicado, Catarina Oliveira, diretora do serviço de Imagiologia do CHTMAD.

Desta forma, acrescentou a diretora do serviço de Pneumologia, Ana Loureiro, “os utentes que cumpram os critérios clínicos necessários poderão realizar este estudo a lesões pulmonares, de uma forma mais cómoda”, sendo que, para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), também “representa menos custos associados”.

A biópsia pulmonar transtorácica é um meio complementar de diagnóstico realizado pelo Serviço de Imagiologia, requisitado pelos médicos pneumologistas, para estudo e caracterização de lesões pulmonares. É um exame realizado por radiologistas de intervenção, geralmente com o auxílio de um citopatologista, que permite o diagnóstico de doença maligna, com uma efetividade superior a 95%.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights