Liga Portuguesa Contra o Cancro angariou 1,6 milhões de euros no peditório anual

13 de Dezembro 2022

Os portugueses doaram este ano cerca de 1,6 milhões de euros à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no peditório nacional anual, igualando o apoio dado em 2021, anunciou esta terça-feira a organização.

O valor angariado no peditório nacional, que decorreu entre 28 de outubro e 1 de novembro, será utilizado nos quatro eixos da missão da LPCC – apoio a doentes oncológicos e cuidadores, promoção da saúde, prevenção do cancro e estímulo à formação e investigação em oncologia – adianta a liga em comunicado.

“Os voluntários promovem um trabalho incrível na nossa estrutura, seja através da presença no peditório, seja no apoio direto ao doente e por isso somos gratos ao trabalho desenvolvido”, afirma o presidente da LPCC, Francisco Cavaleiro de Ferreira, deixando também uma palavra de agradecimento aos portugueses que, “num momento particularmente difícil”, se juntaram à causa da Liga.

Realçando que o peditório representa “um pilar importante” na resposta aos pedidos de apoio e aos inúmeros projetos que implementa e viabiliza, a Liga Portuguesa Contra o Cancro refere que, das verbas atribuídas no ano passado, cerca de 1,5 milhões foram para apoiar doentes carenciados, 353.062 mil euros para mamografias realizadas em 34 unidades móveis e seis fixas, enquanto cerca de 328 mil euros foram destinados a 23 bolsas de investigação, sete centros de investigação e 20 ações de apoio à formação em oncologia.

O cancro é a segunda causa de morte mais frequente em Portugal, com 50 mil novos casos em 2018, sendo o cancro colorretal, da mama e da próstata os tipos de mais prevalecentes em Portugal.

De acordo com dados do Globocan 2020, o número de casos estimados de cancro em 2020 atingiu 19 milhões a nível mundial (ambos os sexos, todos as idades), estimando-se que em 2040 atinja um total de 28,9 milhões de pessoas em todo o mundo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights