Espaço Trocas melhorou saúde mental de 31 utentes do Hospital de Santarém

14 de Dezembro 2022

O Espaço Trocas, loja solidária criada pelo Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santarém em parceria com a União de Freguesias da Cidade, permitiu a integração de 31 utentes desde a sua criação, em 2015.

Com 370 utilizadores inscritos, o espaço assinala hoje os sete anos de funcionamento, com a equipa do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS) a salientar o trabalho conjunto desenvolvido por utentes, familiares, técnicos e membros da União de Freguesia.

Carla Ferreira, enfermeira da equipa, disse à Lusa que o espaço, que funciona em sistema de trocas, com recurso a uma moeda solidária (“cabacinhas”), “muito mais que uma loja, é um projeto de inclusão e de reabilitação psicossocial para pessoas com doença mental, favorável ao desenvolvimento de competências relacionais, sociais e laborais”.

Ao promover a reabilitação psicossocial e a inclusão da pessoa com doença mental na comunidade, o projeto evita o afastamento do seu meio natural, além de fomentar a literacia em saúde mental e reduzir o estigma associado à doença, acrescentou.

Entre os produtos mais trocados contam-se alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupa e utensílios de cozinha, disse, salientando os “bons momentos de partilha” e de “conforto/interação”, bem como o esforço dos três utentes que gerem o espaço desde a sua criação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights