Amílcar Falcão vai recandidatar-se a reitor da Universidade de Coimbra

16 de Dezembro 2022

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, revelou à agência Lusa que vai recandidatar-se ao cargo, cuja eleição vai decorrer em fevereiro de 2023.

“Estarei certamente no boletim eleitoral”, disse o reitor da Universidade de Coimbra (UC), numa entrevista à Lusa, a propósito do balanço do atual mandato.

Amílcar Falcão disse esperar durante a época festiva desenhar o programa com que se vai candidatar (tem de apresentar candidatura até 02 de janeiro de 2023), que será de continuidade, mas que terá “novos vetores, que apareceram com as dinâmicas que estes quatro anos mostraram”.

O reitor da UC considerou que, apesar de a pandemia ter afetado os planos da sua equipa, foi possível cumprir 85% daquilo a que se tinha proposto.

Considerou também que algumas propostas acabaram por ser aceleradas por causa da pandemia, como foi o caso da desmaterialização e digitalização de toda a universidade.

“A pandemia empurrou-nos para uma intervenção muito mais ativa nesse campo”, disse, realçando que o edifício digital da UC, neste momento, permite à instituição ter “autonomia a vários níveis”, não precisando de plataformas como o Zoom ou o Teams, contando com as suas próprias ferramentas, que interagem com a base de dados académica.

A UC conseguiu também recuperar os registos pré-pandemia, em áreas como a mobilidade e os estudantes internacionais, faltando o turismo, em que ainda se sente uma quebra de 25% a 30%.

Na área da investigação, o responsável realçou a capacidade de captação de financiamento competitivo, que tem crescido ao longo dos tempos.

“No Horizonte 2020 fomos a entidade autónoma que mais angariou dinheiro – mais de 40 milhões de euros. Com o Horizonte Europa [novo programa], em dois anos, já vamos com 25 ou 26 milhões de euros angariados. Temos já mais de metade do financiamento que conseguimos nos outros sete anos”.

De acordo com Amílcar Falcão, a construção do edifício UC Biomed, um investimento de cerca de 20 milhões de euros, “avança no ritmo previsto”.

Aquela “obra de grande envergadura” deve estar concluída no final de 2023 e com os primeiros investigadores no local no primeiro trimestre de 2024.

Questionado sobre a Entidade para a Transparência, que se previa instalar-se no Palácio dos Grilos, da UC, Amílcar Falcão realçou que a primeira das três fases de requalificação do edifício exigidas pelo Tribunal Constitucional deve terminar em janeiro.

“Foi feito um plano. Entretanto, o Governo mudou, mudaram os interlocutores e durante algum tempo não tivemos sequer interlocução. Porque queríamos recuperar o edifício, avançámos com a fase 1 de recuperação, que iríamos fazer independentemente de a entidade vir ou não. Avançámos com receitas nossas”, frisou o reitor, referindo que a Universidade de Coimbra “nunca foi o obstáculo” para a vinda da Entidade para a Transparência para a cidade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights