Aquisição de viatura para os Bombeiros vence orçamento participativo de Condeixa

16 de Dezembro 2022

A aquisição de uma viatura para os Bombeiros Voluntários de Condeixa e a criação de um “espaço educativo inovador” no Agrupamento de Escolas do concelho são os projetos vencedores do orçamento participativo (OP), informou esta sexta-feira a Câmara Municipal.

A proposta mais votada, com 716 pontos, apresentada pelo munícipe Tiago Picão, “prevê a aquisição de um veículo para que, em caso de acidente grave ou catástrofe, faça transportar uma equipa de reconhecimento e avaliação de situação (ERAS), formada por dois operacionais tecnicamente preparados para o efeito e um especialista da área da natureza do evento, munidos de um veículo tático e recursos tecnológicos de apoio no âmbito do sistema de informação, georreferenciação, comunicação e ferramentas de apoio técnico-operacional”.

Em comunicado, a autarquia presidida por Nuno Moita indica que os vencedores do OP de Condeixa 2022 foram conhecidos ao início da madrugada de hoje, após a votação dos cidadãos ter terminado, às 24:00.

A segunda proposta vencedora, com 669 pontos, é da autoria de Anabela Diogo de Lima e prevê “a criação de um novo espaço educativo inovador, também conhecido como Laboratório de Aprendizagem”, no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra.

O projeto Condeix@prende visa “dar a todas as crianças e jovens em escolaridade obrigatória do concelho ferramentas que potenciem as competências que o futuro lhes exige”, preconiza a autora, citada na nota, ao realçar a importância de desenvolver nos destinatários “competências no domínio das diversas literacias, mas focando a sua atenção na literacia digital”.

“Com uma dotação de 100 mil euros, as duas propostas mais votadas esgotaram o orçamento disponível do OP de 2022. Duas outras propostas obtiveram uma pontuação próxima da dos vencedores, nomeadamente os projetos para apoio à Orquestra do Agrupamento de Escolas de Condeixa (632 pontos) e de reforço da vigilância da floresta contra incêndios (587 pontos)”, adianta a autarquia.

A esta edição do orçamento participativo, foram apresentadas 17 propostas, tendo sido admitidas 10 a votação, nas áreas de educação, património, cultura, desporto e ambiente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights