Governo torna permanente medida de restituição de 50% do IVA das despesas com congressos

16 de Dezembro 2022

As empresas vão poder, de forma permanente, pedir a restituição do valor equivalente a 50% do IVA não dedutível das despesas com organização de congressos e similares, segundo um diploma a publicar brevemente, indicou esta sexta-feira o Ministério da Economia.

Em causa está a concretização de uma medida de apoio ao turismo de eventos e congressos contemplada no Acordo de Médio Prazo de melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade, acordado em Concertação Social e que torna permanente um regime excecional que vigorou durante a pandemia.

Em comunicado, o Ministério da Economia e do Mar detalha que passa a poder ser objeto de restituição o montante equivalente aos 50% do IVA suportado e não dedutível, nas despesas relacionadas com transportes e viagens de negócios e do seu pessoal, incluindo as portagens, bem como nas despesas respeitantes a alojamento, alimentação e bebidas.

Contempladas neste novo regime de restituição do IVA estão ainda as despesas de receção, incluindo as relativas ao acolhimento de pessoas estranhas à empresa e as relativas “a imóveis ou parte de imóveis e seu equipamento, destinados principalmente a tais receções”.

Durante a pandemia, foi criado um regime excecional e temporário (que vigorou até ao final de 2021), através do qual as empresas dedicadas à organização de congressos, feiras, exposições, seminários, conferências e similares, beneficiaram da restituição do montante equivalente aos 50% do IVA suportado e não dedutível, nas despesas mencionadas.

No comunicado, o ministério liderado por António Costa Silva assinala que o decreto-lei que será publicado brevemente, torna permanente aquele regime excecional que vigorou durante o período pandémico.

Citado no comunicado, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, considera que esta medida acordada no Acordo Médio Prazo de melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade, “é determinante para que o setor recupere com confiança e estabilidade”.

“A organização de congressos, feiras, exposições, seminários e conferências é um dos rostos da economia nacional e um importante fator de afirmação internacional. Pela qualidade do nosso saber-fazer, das nossas empresas e trabalhadores”, refere Nuno Fazenda.

Já o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Félix, destacou a importância desta medida, assinalando “as empresas do turismo de eventos e congressos podem ficar totalmente desoneradas de IVA”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pai e filha morrem em acidente de viação em Angola

Dois cidadãos portugueses – pai e filha – morreram hoje num acidente de viação na estrada de Sumbe para Luanda, em Angola, de que também resultaram dois feridos, avançou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights