Inteligência artificial permite reduzir sequelas de AVC no Reino Unido

27 de Dezembro 2022

O número de pacientes que apresentam poucas ou nenhuma sequela após um acidente vascular cerebral (AVC) foi multiplicado por três, no Reino Unido, graças à inteligência artificial (IA), anunciou o Ministério da Saúde britânico.

Desenvolvido por uma empresa sediada em Oxford, o sistema Brainomix e-Stroke reduz o diagnóstico em mais de uma hora e permite a escolha rápida do tratamento mais adequado.

O seu uso, em 111 mil casos suspeitos de AVC, aumentou de 16% para 48% a taxa de pacientes com nenhuma ou com uma leve incapacidade.

A IA fornece apoio à tomada de decisão na interpretação de exames cerebrais, para permitir que o paciente “tenha o tratamento certo, no lugar certo, na hora certa”, sublinhou o ministério britânico.

Mais de 85 mil pessoas em Inglaterra têm um AVC a cada ano.

O Ministério da Saúde cita o exemplo de Carol Wilson, auxiliar de ensino e avó, que, em junho de 2021, teve cólicas intensas e perdeu rapidamente a visão e o uso dos membros.

O ‘software’ permitiu diagnosticar rapidamente um coágulo sanguíneo no cérebro e optar por uma trombectomia.

“Consegui sentar-me e enviar mensagens de texto para a família no mesmo dia, voltar para casa e andar novamente cerca de dois dias depois de sofrer um derrame”, contou esta britânica.

Já Timothy Ferris, diretor de transformação do sistema público de saúde (NHS), sublinhou que “cada minuto economizado durante a avaliação hospitalar inicial de pessoas com sintomas de AVC aumenta drasticamente as chances de um paciente sair do hospital saudável”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights