Abreu Advogados lança guia prático que promove literacia jurídica na área da saúde mental

28 de Dezembro 2022

A Abreu Advogados anunciou esta quarta-feira o lançamento de um novo Manual de Literacia Jurídica, dedicado aos “Benefícios Sociais, Laborais e Fiscais das pessoas com Doença Mental”.

O guia prático visa promover a literacia jurídica na área da saúde mental, ajudando “de forma clara e acessível as pessoas com Doença Mental a conhecerem os benefícios sociais, fiscais e laborais a que têm direito e os respetivos requisitos de acesso”.

Em comunicado, Alexandra Courela, Sócia e co-coordenadora do Programa Pro Bono da Abreu Advogados sublinha que “a valorização da saúde mental é um elemento central na construção de uma sociedade mais inclusiva, com foco no bem-estar de cada um”.

A reponsável destaca que o novo guia, a Abreu Advogados quer “promover a literacia jurídica e garantir que nenhuma pessoa com Doença Mental fique desprotegida por desconhecimento das ajudas e benefícios a que tem direito.”

O manual foi desenvolvido pelas advogadas estagiárias da Abreu Advogados, Catarina Mata e Rosário Mexia Alves, sob a coordenação e revisão do sócio contratado Gonçalo Delicado.

A publicação permite ficar a saber quais os subsídios, pensões ou prestações sociais disponíveis para pessoas com Doença Mental, bem como perceber os benefícios existentes em sede de IVA, IRS e IUC, ou o que está previsto em matéria de apoios para os empregadores e trabalhadores.~

Além destes pontos, o Guia Prático responde ainda a outras questões como “Preciso de um posto de trabalho adaptado às minhas necessidades, e agora?”; “Há algum regime especial de faltas por motivo de doença?” ou “Posso marcar uma entrevista no centro de emprego para pedir apoio ou fazer a minha inscrição?”.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This