Nomeações de novos Conselhos de Administração de hospitais do SNS

31 de Dezembro 2022

Dois hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) iniciam o ano de 2023 com a nomeação dos novos Conselhos de Administração. Um despacho do Governo nomeia com efeitos a 2 de janeiro, os órgãos dirigentes do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

O Conselho de Administração do CHUSJ, no Porto, será presidido por Maria João Baptista. O Diretor Clínico é Roberto Roncon. Paulo Mota será o novo Enfermeiro Diretor, enquanto Sofia Leal e Fernanda Oliveira serão as Vogais Executivas.

Para exercerem funções no Hospital de Évora foram designados Vítor Fialho, que preside ao Conselho de Administração, sendo Diretora Clínica Maria Luísa Rebocho. O Enfermeiro Diretor será José Chora e os Vogais Executivos serão António Martins Guerreiro e Maria do Céu Canhão.

Em ambos os casos, os membros dos Conselho de Administração cessaram o respetivo mandato a 31 de dezembro de 2021. Os novos Conselhos de Administração foram designados por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, para um mandato de três anos, tendo sido ouvido, no processo, o Diretor Executivo do SNS.

Está em curso a tramitação legal para as restantes nomeações de conselhos de administração das unidades hospitalares do SNS que cessaram mandato, nomeadamente das que viram as suas nomeações prorrogadas no contexto da resposta à pandemia.

O Ministério da Saúde reconhece publicamente o trabalho das equipas que agora cessam funções, renovando o compromisso na consolidação da gestão das unidades do SNS ao longo de 2023, ano que iniciará com um reforço orçamental de 1,2 mil milhões de euros na Saúde e novos mecanismos de articulação em rede no âmbito da recém-criada Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), que assume também funções plenas a partir do início do ano.

 

Notas Curriculares

Centro Hospitalar Universitário de São João, Porto

Maria João Ribeiro Leite Baptista, nasceu no Porto a 12 de outubro de 1970. Doutorada em Ciências da Saúde pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, Mestre em Medicina Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Licenciada em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Realizou o Programa de Governação Clínica e Gestão para Diretores Clínicos da NOVA School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa. Integra, desde 2019, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João, como Diretora Clínica. Assistente Hospitalar Graduada Sénior de Cardiologia Pediátrica no mesmo Centro Hospitalar. Foi Diretora do Centro Materno Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário São João. Exerceu atividade docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Roberto Liberal Fernandes Roncon de Albuquerque é Licenciado em Medicina, Mestre em Medicina Molecular e Doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Realizou um Estágio de investigação em cardiologia molecular na Faculdade de Medicina da Universidade Georg-August de Göttingen, na Alemanha. É Coordenador da Unidade de Medicina Intensiva, Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica e Coordenador do Centro de Referência de ECMO do CHUSJ. É Professor no Departamento de Cirurgia e Fisiologia e Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Carla Sofia Sales Leal Araújo, nasceu em Lisboa a 28 de maio de 1978. Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, com Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa. É Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil. Realizou o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde pela Escola de Direção e Negócios da AESE e o Curso para Alta Direção da Administração Pública pelo Instituto Nacional de Administração. Possui uma Pós-graduação em Gestão de Lares, Centros e Serviços para a Terceira Idade pela Universidade de Alcalá de Henares, Espanha. Exerceu diversos cargos de administração no CHUSJ, nomeadamente como Vogal Executiva do Conselho de Administração e, em diferentes momentos, no Centro de Imagiologia e do Centro de Medicina Laboratorial, na Unidade de Gestão da Mulher e Criança, na Unidade de Gestão da Saúde Mental e na Unidade de Gestão dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica. Foi Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III Barcelos-Esposende.

Fernanda Maria Ribeiro de Sousa Leite Oliveira, nasceu a 25 de março de 1970 em Guimarães. É Pós-Graduada em Gestão de Hospitais e Serviços de Saúde pela Universidade Moderna e Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Integrou o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde pela AESE – Escola de Direção e Negócios e frequentou a Formação Avançada em Economia e Política de Saúde, Governação e Políticas Públicas em Saúde do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica. Exerceu diversos cargos de direção na Administração Regional de Saúde do Norte nas áreas dedicadas à Contratualização, Estudos e Planeamento, e Gestão e Administração Geral. Exerceu funções de consultoria e assessoria em diversos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Foi docente na área da Gestão dos Serviços de Saúde e formadora em diversos cursos na área da Saúde no âmbito da Contratualização.

Paulo Emílio da Silva Mota, nasceu a 14 de dezembro de 1967, em Vila Real. Possui o Curso Geral e a Licenciatura em Enfermagem, e uma Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. É Pós-Graduado em Gestão dos Serviços de Saúde e possui a Competência Acrescida em Gestão pela Ordem dos Enfermeiros. Desde 2015 que é Enfermeiro em Funções de Gestão do Serviço de Urgência e Adjunto da Direção de Enfermagem no CHUSJ. Foi Membro do Comité Científico da Norma de Orientação Clínica Via Verde do Acidente Vascular Cerebral no Adulto da Direção Geral de Saúde, Membro da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência, nomeado pelo Ministério da Saúde, e Membro da Comissão Regional do Doente Crítico na Administração Regional de Saúde do Norte. Exerceu, a convite, a docência em diversas Escolas Superiores de Enfermagem e foi formador em contexto da prática de Trauma Nursing Core Course, pela Emergency Nurses Association.

 

Hospital do Espírito Santo de Évora

Vítor Rui Gomes Fialho, nasceu a 9 de setembro de 1970, em Évora. Possui Licenciatura em Engenharia Mecânica, ramo de Termodinâmica, pelo Instituto Superior Técnico. É Especializado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa. Administrador Hospitalar desde 2001, exerceu diversos cargos, com experiência de gestão nos departamentos de Especialidades Médicas, Psiquiatria e Saúde Mental, Urgência, Radioterapia, Logística e Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação. Desde 2009 que acompanha, em diferentes responsabilidades, a construção do Novo Hospital Central do Alentejo.

Maria Luísa Pacífico Rebocho, nasceu a 30 de setembro de 1960, Vila Viçosa. É Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Especialista em Medicina Interna e Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna desde 2018. Responsável da Unidade de Internamento de Especialidades Médicas do Hospital do Espírito Santo, Responsável da Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais e da Consulta de Doença Vascular Cerebral, e Coordenadora Regional da Via Verde AVC da Administração Regional de Saúde do Alentejo. Autora e coautora de comunicações científicas, participou em ensaios clínicos internacionais e exerceu atividade docente na Faculdade de Medicina de Lisboa e na Universidade de Évora.

António Henrique Martins Guerreiro é Doutorado em Gestão, Mestre em Organização e Sistemas de Informação e Licenciado em Gestão pela Universidade de Évora. Foi Membro Executivo do Conselho de Administração da Clínica do Coração do Alentejo. Entre outras funções, foi Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e Auditor do Hospital do Espírito Santo de Évora. É docente do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, com diversa obra publicada na sua área de formação, tendo sido reconhecimento com Prémios e Bolsas de Formação atribuídas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, pela Fundação Eugénio de Almeida e pela Universidade de Évora.

Maria do Céu da Cruz Canhão, nasceu em Évora, a 23 de março de 1968. É Mestre em Psicologia, na área de especialização Psicologia do Trabalho e das Organizações, pela Universidade de Évora. Possui diversa formação complementar, com destaque nas áreas dos Métodos e Técnicas de Planeamento em Saúde, Gestão da Qualidade e Acreditação, Auditorias em Qualidade em Saúde e Conflito Organizacional e Criatividade. Foi Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central e do Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo. Exerceu, em diferentes momentos, diversos cargos executivos na Administração Regional de Saúde do Alentejo, destacando as funções nas áreas da Auditoria e Controlo Interno, Contratualização, e Recursos Humanos.

José Manuel Lúcio Chora foi Enfermeiro Diretor da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e do Hospital do Espírito Santo de Évora, onde coordenou diferentes Projetos de Melhoria Continua. Possui um Mestrado em Intervenção Sócio Organizacional na Área de Especialização Políticas de Administração e Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade de Évora. É Licenciado em Administração dos Serviços de Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende e possui o Curso Geral de Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, em Évora. É Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos e em Administração e Gestão da Saúde pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Integrou o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da AESE – Escola de Direção e Negócios, em Lisboa.

NR/SNS/HN

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

PCP acusa Governo de não se ter precavido para o inverno no SNS

O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de não se ter precavido para o inverno no SNS, antecipando que “vai haver problemas”, e considerou não haver “nenhuma novidade” no recurso a bombeiros para reforçar a emergência médica.

MAIS LIDAS

Share This