José Carlos Vilarinho Ortopedista Cédula profissional nº 30954

O MEU MÉDICO DE FAMÍLIA…

12/31/2022

Nunca como naqueles tempos de menino senti a importância de chamar meu, àquela figura de bata branca.

Invariavelmente pela mão do meu saudoso pai íamos à consulta, ou por estar doente, ou apenas pela doçura de ouvir que estava tudo bem.

Aquele ar de uma ternura equilibrada pela suave autoridade de quem dirigia o exame, deixavam-me sempre tranquilo, aguentando estoicamente mesmo as manobras invasivas que causam o terror de cada criança.

Sabia, porque ele me tinha feito sentir, que era para meu bem.

Os desabafos com o meu pai contra as expectativas falhadas de uma tal Primavera Marcelista, ou o carpir das mágoas de mais um campeonato perdido para os rivais lisboetas, nesse período negro que forjou os que ainda são os verdadeiros portistas, por igual nas vitórias ou derrotas, eram a música de fundo que embalavam a empatia de um acto simplesmente humano.

Nunca esquecia um conselho de vida, sublinhado por um par de rebuçados, um afagar carinhoso da minha cabeleira à Beatle desses anos 60, antes de com mais um sorriso fechar a porta, para logo se abrir a outro ser humano em espera.

Como esquecer as vezes que tarde e a más horas, para hábitos de um pai de 6 filhos, foi a minha casa com a sua malinha à João Semana, confortar a minha mãe transtornada por um sarampo, varicela, parotidite e tudo a que naqueles tempos tínhamos direito.

Ou quando já aluno da faculdade me drenou com mestria um brutal abcesso da face, causado por uma barbicha de bode que mal despontava… apontando com inefável orgulho para o Diploma pendurado na parede que rezava: “ Dr JORGE SOUTO, licenciado em Medicina e Cirurgia pela FM do Porto” como era galhardia desses tempos…

Com esta imagem que guardei dessa figura tão central e vital do nosso Sistema de Saúde, como não estar disposto a lutar pela dignificação dessa carreira?

Ou como não achar que essa formação deve ser reforçada pela sua importância e dificuldades crescentes…

Ou que a Meritocracia deve premiar o esforço e a entrega dos que fazem da excelência técnica, apenas uma parte tão importante como o humanismo e empatia da relação humana…

Como não querer de forma solidária que esse direito de nações civilizadas, seja mesmo estendido a todos os recantos de Portugal…

Ou que o preconceito ideológico, ou as esfarrapadas desculpas de falta de recursos, impeçam as soluções óbvias de pedir ajuda nas franjas onde o estado tem dificuldade de cumprir esse direito básico…

E por ter visto essas reuniões de lista enxameados de colegas de MGF, imbuídos desse espírito de missão, de levar uma medicina diferenciada e humanista ao povo deste meu país, triste e desiludido ficaria, se em Janeiro de 2023, o universo dos meus colegas não desse uma oportunidade a este grupo de gente honesta e genuinamente empenhada, em fazer do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, um baluarte desta luta!

POR UMA MUDANÇA COM NORTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights