Um estudo realizado na Suécia apresentou resultados promissores na área do tratamento do cancro da mama. Os investigadores descobriram um método que permite verificar se o doente irá ou não beneficiar do tratamento indicado.
Os resultados contribuem para evitar efeitos adversos indesejados, ao mesmo tempo em que os custos económicos associados são reduzidos.
A pesquisa ganha um papel preponderante, pois a complexidade do cancro da mama dificulta o tratamento dos doentes. Nem todos os pacientes beneficiam dos medicamentos disponíveis no mercado.
Os autores do estudo explicam que em muitos casos não é possível dizer se um tratamento ajudará o paciente individualmente ou não, alertando, por isso, para a necessidade de encontrar melhores métodos de previsão.
O método desenvolvido pelo Instituto Karolinska é baseado no isolamento e cultivo de células tumorais e das chamadas “células de suporte” de pacientes com a doença.
A pesquisa foi financiada pela Sociedade Sueca do Cancro, pela Associação Sueca do Cancro de Mama, da Região de Estocolmo, pelos fundos de pesquisa da Radiumhemmet e pelo Conselho Sueco de Pesquisa.
NR/HN/AG/Vaishaly Camões
0 Comments