“Às 20:36 foram integralmente repostas as comunicações móveis e às 20:50 o sistema de dados” do sistema de comunicações do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), referiu o INEM em comunicado.
Ao final da tarde de segunda-feira, fonte do INEM tinha confirmado à Lusa um problema com os CODU que levou o organismo a ativar de imediato o plano de contingência previsto.
Também o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) tinha confirmado à Lusa que, ao final da tarde, registaram-se problemas de comunicações nos CODU, que estavam, nesta altura, com os “telefones sem funcionar”.
Em comunicado, o INEM explicou que se verificou pelas 18:05 um “incidente com o ‘backup’ de fornecimento de energia que motivou a queda das comunicações”.
“O INEM ativou de imediato o plano de contingência previsto, privilegiando o acionamento de meios de emergência através da rede SIRESP e recorrendo aos sistemas redundantes de que dispõe em termos de telecomunicações móveis para atendimento de chamadas, garantido desta forma o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica”, sublinhou.
O instituto reforçou ainda o apelo à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o 112 apenas em caso de emergência.
Para as situações de aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas, sublinhou o INEM no comunicado.
O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da área da saúde, a outras situações como incêndios, assaltos ou roubos.
As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR e são canalizadas apenas para os CODU do INEM as chamadas relativas a socorro na área da saúde.
LUSA/HN
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