Boris Johnson vai apelar ao G7 para vacinar todo o mundo até ao fim de 2022

6 de Junho 2021

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou hoje que vai apelar aos líderes do G7 para unirem esforços para ajudar a vacinar o mundo inteiro contra a covid-19 até ao final de 2022.

“Apelo aos meus colegas líderes do G7 para que se unam para pôr fim a esta terrível pandemia e prometo que não permitiremos que a devastação provocada pelo coronavírus se repita”, afirmou o líder do executivo britânico.

Com o país a acolher na região da Cornualha a próxima cimeira do G7, entre os dias 11 e 13 deste mês, Boris Johnson defendeu que o encontro dos líderes de Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão – o primeiro após o surgimento da pandemia – é uma “oportunidade crucial” para aproveitar a experiência das democracias mais influentes do mundo para ultrapassar a pandemia e impulsionar a recuperação económica.

Entre os diversos temas na agenda do G7 estará o debate sobre como aumentar a oferta de vacinas e o seu acesso equitativo, bem como a promoção de um sistema de vigilância global de deteção de novas variantes do vírus, mas também as alterações climáticas e o acesso das crianças à educação.

“Na próxima semana, os líderes das maiores democracias do mundo irão reunir-se num momento histórico para as nossas economias e para o planeta. O mundo espera que assumamos o maior desafio do pós-guerra: derrotar a cobiça e liderar a recuperação global através de valores partilhados”, vincou.

O Reino Unido anunciou em fevereiro que partilharia a maior parte dos seus excedentes de vacinas através do mecanismo internacional Covax, mas, apesar do estado avançado da campanha de vacinação, o país ainda não tem um tal excedente, segundo revelou na sexta-feira o secretário da Saúde, Matt Hancock.

Contudo, o Reino Unido já forneceu mais de 500 milhões de libras (580 milhões de euros) ao fundo Covax para a distribuição de vacinas covid-19 a países subdesenvolvidos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights