Gastrenterologia do Centro Hospitalar de Leiria inicia estudos funcionais digestivos

10 de Janeiro 2023

O Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) iniciou este mês a realização de estudos funcionais digestivos: a manometria esofágica de alta resolução, a ‘phmetria’ e a manometria anorretal de alta resolução.

“Estas técnicas permitem o estudo de doenças tão comuns como as doenças da motilidade do esófago, a doença de refluxo gastroesofágico ou a disfunção do pavimento pélvico”, explicou a diretora do Serviço de Gastrenterologia do CHL, Helena Vasconcelos.

A manometria esofágica é um exame que utiliza uma sonda que monitoriza as pressões esofágicas e a progressão de líquidos e sólidos entre a cavidade oral e o estômago, estando indicada no estudo de sintomas como disfagia. Já a manometria anorretal utiliza a mesma técnica, mas permite avaliar a resposta muscular e sensitiva do reto e canal anal, estudando sintomas como obstipação e incontinência. Por último, a ‘phmetria’ permite monitorizar a quantidade de refluxo ácido ao longo de 24 horas, esclareceu o CHL.

Todos estes exames permitem o diagnóstico de doenças funcionais do sistema digestivo, que se estima que afetem mais de 20% da população mundial.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights