Médico Victor Ramos designado presidente do Conselho Nacional da Saúde

19 de Janeiro 2023

O médico Victor Ramos e a professora Lucília Nunes foram esta quinta-feira designados presidente e vice-presidente do Conselho Nacional da Saúde, respetivamente, por um período de quatro anos não renovável, anunciou o Ministério da Saúde (MS).

“O Conselho de Ministros, por proposta do Ministério da Saúde, designou o médico Victor Ramos para o cargo de presidente do Conselho Nacional da Saúde (CNS). Ao mesmo tempo, a professora Lucília Nunes foi designada para vice-presidente deste órgão consultivo do Ministério da Saúde”, refere o MS, em comunicado.

Vítor Ramos e Lucília Nunes vão substituir Henrique de Barros e Ana Nunes de Almeida, que desempenharam até agora os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde, respetivamente.

O MS refere que Victor Ramos, licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa, é especialista em medicina geral e familiar, possui pós-graduações em saúde pública e em educação médica e preside ao conselho de administração da Fundação para a Saúde – Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde 2020.

O novo presidente do Conselho Nacional da Saúde é professor convidado na Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa, onde colabora desde 1985, e na Universidade de Évora, onde foi diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano no período de instalação (2021-2022), tendo ainda exercido, entre muitos outros cargos, a vice-presidência da União Europeia dos Médicos de Clínica Geral e colaborado no processo de transformação dos cuidados de saúde primários em Portugal, integrando a respetiva unidade de missão.

Lucília Nunes, licenciada em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica pela Escola Superior de Enfermagem Fernanda Resende e em filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, é professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e integra órgãos de ética de diferentes estabelecimentos de ensino e unidades de saúde do SNS, tendo ainda integrado o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida a partir de 2009 e o Conselho Nacional de Saúde entre 2019 e 2021.

O Ministério da Saúde refere que renova “o compromisso com a procura de consensos alargados relativamente à política de saúde, através da auscultação das várias entidades científicas, sociais, culturais e económicas”.

O MS indica ainda que o mandato dos novos dirigentes terá a duração de quatro anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights