Câmara de Carregal do Sal instala desfibrilhadores em espaços públicos

23 de Janeiro 2023

A Câmara Municipal de Carregal do Sal, distrito de Viseu, anunciou através de um comunicado que está a instalar desfibrilhadores automáticos externos (DAE) “em diversos espaços públicos do concelho, num investimento total de quase 30 mil euros”.

Ao todo, referiu o documento, “serão instalados 10 equipamentos em diversos espaços públicos, distribuídos por todos os estabelecimentos escolares do concelho, como, por exemplo, piscinas e pavilhão municipal e no clube de futebol” de Carregal do Sal.

“Numa paragem cardiorrespiratória, o grande objetivo é conseguir desfibrilhar (se estiver indicado) nos três minutos após a ativação dos serviços de emergência. Na maioria dos locais, isto implica apostar em programas de desfibrilhação usando um DAE”, justificou a autarquia.

A instalação dos DAE resulta da proposta vencedora do orçamento participativo municipal de 2022, que tinha como objetivo “dotar os locais mais frequentados por atletas em atividade escolar com o dispositivo médico portátil que, nos casos indicados, (…) pode evitar a morte”.

Na próxima terça-feira realiza-se “a primeira de 10 formações de capacitação aos funcionários das estruturas recetoras para adquirirem competências para o manuseamento correto e eficiente dos equipamentos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights