Albino de 5 anos encontrado morto na República Democrática do Congo

2 de Fevereiro 2023

Um rapaz albino de 5 anos foi morto por atacantes não identificados, tendo o seu corpo sido encontrado no mato, degolado e sem pernas, na província de Kivu Sul, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo).

Um rapaz albino de 5 anos foi morto por assaltantes não identificados e o seu corpo encontrado sem cabeça nem pernas no leste da RDCongo na quarta-feira, aparentemente vítima de práticas ocultas contra albinos em alguns países africanos, segundo fontes locais.

“Condenamos e deploramos este novo caso de homicídio de um albino de 5 anos, que foi raptado terça-feira à noite por bandidos armados por razões não declaradas”, disse o administrador adjunto do território de Kalehe, na província de Kivu Sul, Archimede Karhebwa, em declarações à agência France-Presse.

O coordenador da Apia, uma associação de albinos na província, Juvénal Lushule disse que “desde 2009, 18 albinos foram mortos em circunstâncias semelhantes, 10 sepulturas albinas foram profanadas e houve 22 tentativas de rapto de albinos no Kivu Sul”.

“Este caso recente enoja-nos e não nos surpreende, porque sempre fomos vítimas destas barbaridades”, acrescentou Lushule, pedindo às autoridades mais proteção e investigações sobre este último caso.

Na RDCongo e noutros países da África subsaariana, os albinos são alvo de frequentes ataques, e partes dos seus corpos são vendidas para rituais de feitiçaria que supostamente trazem riqueza e poder.

O albinismo é uma condição genética herdada que causa uma completa falta de pigmentação na pele, cabelo e olhos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights