Faleceu Cassiano Abreu e Lima, antigo professor da FMUP e referência na Cardiologia

2 de Fevereiro 2023

Cassiano Abreu e Lima, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e figura de referência no ensino, investigação e prática da Cardiologia, faleceu aos 83 anos de idade.

Natural do Porto, Cassiano Abreu e Lima licenciou-se em Medicina na FMUP em 1964 e concluiu o doutoramento, em 1985, com a tese intitulada ”Contribuição para o desenvolvimento de um Sistema de Eletrocardiografia Computorizada”.

Foi também na Faculdade de Medicina que iniciou a sua atividade no ensino, em 1970, tendo progredido gradualmente aos cargos de Professor Auxiliar (1985), Professor Agregado (1989), Professor Associado (1992) e Professor Catedrático (2001), cargo que desempenhou até à sua aposentação, em 2009.

Numa nota de pesar assinada por José Silva Cardoso, a FMUP recorda o passado do antigo regente da cadeira de Cardiologia, lembrando os seus “conhecimentos científicos alargados e de uma profunda erudição, aos quais aliava um espírito metódico e rigoroso”.

“Cassiano Abreu e Lima dedicou o melhor do seu esforço aos seus alunos e à Faculdade de Medicina, onde se destacou como docente de craveira excecional e investigador de eleição”, descreve o professor da FMUP e também cardiologista.

Ao longo da sua carreia, desempenhou ainda diversos cargos em entidades da área da saúde, como o Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

FMUP/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights