A Campanha Cada Segundo Conta tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância de atuar após reconhecimento dos sintomas de enfarte agudo do miocárdio.
De acordo com a APIC, todos os anos mais de doze mil portugueses sofrem um enfarte agudo do miocárdio. O responsável da associação Eduardo Infante de Oliveira, sublinha, que após o início dos sintomas “é primordial que o tratamento ocorra o mais rapidamente possível”.
“Acreditamos que reduzir o risco de mortalidade, a reincidência de enfarte e as complicações associadas, é uma responsabilidade dos profissionais de saúde e de uma população bem informada. É nesse sentido que surge esta ação nacional de consciencialização”, refere.
Relativamente aos sintomas mais comuns, João Brum Silveira, Coordenador Nacional da iniciativa Stent Save a Life e da Campanha Cada Segundo Conta, salienta “a dor no peito, por vezes com irradiação para o braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade”.
O responsável alerta que “na presença destes sintomas é importante ligar imediatamente para o número de emergência médica – 112 – e esperar pela ambulância. A pessoa deve evitar tentar chegar a um hospital pelos seus próprios meios”.
O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e nutrientes.
Os especialistas avisam: para evitar um enfarte é importante adotar um estilo de vida saudáve (não fumar; reduzir o colesterol; controlar a tensão arterial e a diabetes; fazer uma alimentação saudável; praticar exercício físico; vigiar o peso e evitar o stress).
A iniciativa surfe no âmbito do Dia Nacional do Doente Coronário que se assinala a 14 de fevereiro.
PR/HN/VC
0 Comments