Os jovens recém-inscritos na OMD vão receber o diploma de médico dentista e farão o Juramento do Compromisso de Honra. O juramento é o ponto alto do evento e assume um caráter particularmente simbólico, afirmando-se como um marco no percurso profissional dos médicos dentistas que se comprometem a servir e a respeitar o doente, a ética e a deontologia profissionais, e a guardar o máximo respeito pela humanidade e pela ciência, num pacto com a verdade, o rigor, a autonomia e o sentido do dever.
Para Miguel Pavão, bastonário da OMD, “este momento simbólico do Juramento do Compromisso de Honra vem reforçar a importância da necessidade de uma medicina verdadeiramente humanizadora. O médico dentista deve dignificar a profissão, dedicando-se ao doente e mostrando-se capaz de manter e reforçar um espírito solidário entre colegas e na comunidade onde atua”.
A OMD aproveitará, ainda, para homenagear os médicos dentistas que somam mais de 30 anos de prática clínica, reconhecendo o seu contributo para a saúde oral da população portuguesa. Este ano, de forma inédita, estes médicos dentistas recebem uma medalha comemorativa e podem formalizar ou reiterar o seu Juramento.
A oradora convidada desta cerimónia é Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e da ENTRAJUDA.
A primeira Cerimónia do Compromisso de Honra de 2023 decorreu no Porto, no dia 28 de janeiro, e contou com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Para 11 de fevereiro está agendada a última cerimónia do ano, que terá lugar em Viseu. Em 2022, cerca de 600 profissionais participaram nestes eventos, acompanhados por familiares e amigos. Nesta segunda, este sábado, estão inscritos 31 médicos dentistas.
PR/HN/RA
0 Comments