Dois funcionários dos Médicos Sem Fronteiras mortos em ataque no Burkina Faso

8 de Fevereiro 2023

Dois funcionários da organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) morreram hoje num ataque de homens armados no noroeste do Burkina Faso, disse a instituição em comunicado.

“Na manhã de quarta-feira, 08 de fevereiro, um veículo claramente identificado dos Médicos Sem Fronteiras que transportava uma equipa médica de quatro pessoas na estrada entre Dédougou e Tougan (noroeste) foi alvejado por homens armados que alvejaram contra os ocupantes. Dois funcionários foram mortos e outros dois conseguiram fugir”, acrescentam os MSF.

“As duas vítimas, de nacionalidade burquinabê, trabalhavam para os MSF” desde junho de 2020, acrescenta a ONG, cujos membros estão “tristes e indignados com este assassínio”, segundo a presidente da ONG, Isabelle Defourny, citada no comunicado de imprensa.

“Este é um ataque deliberado e intencional a uma equipa humanitária claramente identificada, como parte da sua missão médica”, denunciou Isabelle Defourny.

Este foi o segundo ataque perpetrado hoje por alegados fundamentalistas islâmicos no Burkina Faso, depois de outro que resultou na morte de seis pessoas – três auxiliares do exército e três civis – no centro-leste, segundo um morador e uma fonte de segurança.

Neste ataque, perpetrado por volta das 05:00 locais (mesma hora em Lisboa) ficaram ainda feridas várias pessoas e foram registados danos significativos, designadamente casas incendiadas pelos agressores, segundo uma fonte da segurança, citada pela agência AFP.

O Burkina Faso, palco de dois golpes militares em 2022, está envolvido desde 2015 numa espiral de violência de extremistas islâmicos que começou no Mali alguns anos antes e se espalhou para os vizinhos Burkina Faso e Níger.

A violência provocou já milhares de mortos – civis e militares – e cerca de dois milhões de deslocados, segundo as autoridades burquinabês.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights