Maria Filomena Cardoso dos Santos Roque, natural de Lisboa, é licenciada em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa e especialista em Medicina Interna. É Mestre em Saúde Pública e Desenvolvimento pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical/ Universidade Nova Lisboa. Pós-graduada em Diabetes pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal/ Universidade Nova Lisboa, possui certificação em Diabetes pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e competência em Codificação Clínica pela Ordem dos Médicos.
Completou o Internato Geral no Hospital de Vila Franca de Xira, em 1988. Foi Médica de Clínica Geral na extensão de Alverca do Centro de Saúde de Alhandra, de 1989 a 1991. Fez o internato em Medicina Interna no Hospital de Santo António dos Capuchos, entre 1992 a 1996. Ingressa no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca em 1997 como Assistente Hospitalar de Medicina Interna e em 2000, com as mesmas funções, no Hospital de Portalegre e na Unidade de Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Em 2006 integra o Hospital Distrital de Santarém como Assistente Graduada de Medicina Interna, unidade onde dirigiu até agora o Departamento de Medicina.
Possui uma ampla experiência de trabalho em contexto hospitalar. No Hospital de Santarém, entre outros cargos, foi coordenadora de Enfermaria de Medicina Interna, chefe de Equipa de Urgência e coordenadora do Grupo de Trabalho para Normalização da Nota de Alta Clínica. Na mesma unidade, integrou a Unidade de Gestão Clínica, a Comissão de Qualidade e Segurança do Doente e o Grupo de Trabalho para a Monitorização da Prescrição Médica. No Unidade de Torres Novas do Centro Hospital do Médio Tejo, foi diretora do Hospital de Dia e da Consulta Externa, integrou a Equipa Multidisciplinar do Gabinete do Utente e coordenou o Núcleo Tratamento de Feridas.
Maria Filomena Roque foi ainda professora adjunta convidada de Fisiopatologia na Escola Nacional de Saúde – Instituto Politécnico de Santarém, de 2005 a 2020. Orientadora de Formação de Internos da Especialidade e Formadora na área da Diabetes. É autora de dezenas de publicações, como investigadora em ensaios clínicos.
O Ministério da Saúde agradece publicamente o trabalho do cirurgião Paulo de Jesus Silva, que agora cessa funções como Diretor Clínico, e renova o compromisso com a segurança, a qualidade e a qualidade dos serviços de saúde que presta às populações.
SNS/HN
0 Comments