Os novos membros da OMD formados na região Centro vão selar o pacto de servir os doentes e respeitar a ciência, perante familiares e amigos, marcando o compromisso e a responsabilidade do que verdadeiramente significa ser médico dentista.
“Este momento simbólico do Juramento do Compromisso de Honra vem reforçar a importância da necessidade de uma medicina verdadeiramente humanizadora. Os valores éticos e humanos devem persistir na medicina dentária e a OMD é a salvaguarda para esse fim”, sublinha o bastonário da OMD, Miguel Pavão.
Os jovens recém-inscritos na OMD vão receber o diploma de médico dentista e farão o Juramento do Compromisso de Honra, que tem a sua génese no Juramento Hipocrático, escrito há mais de 2.500 anos na Grécia Antiga. Este ato simbólico é o ponto alto do evento, afirmando-se como um marco no percurso profissional dos médicos dentistas que se comprometem a servir e a respeitar o doente, a ética e a deontologia profissionais, e a guardar o máximo respeito pela humanidade e pela ciência, num pacto com a verdade, o rigor, a autonomia e o sentido do dever.
A OMD aproveitará, ainda, a oportunidade para homenagear os médicos dentistas com mais de 30 anos de prática clínica, atribuindo-lhes uma medalha. Estes médicos poderão também formalizar ou reiterar o seu Juramento. Estão inscritos para esta cerimónia 10 médicos dentistas.
Nas duas primeiras cerimónias (Porto e Lisboa) participaram, no seu conjunto, mais de 400 médicos dentistas, acompanhados por familiares e amigos.
NR/HN
0 Comments