Diretora Cientifica do EATRIS Portugal recebe Menção Honrosa

11 de Fevereiro 2023

A Profª Cláudia Faria, neurocirurgiã no CHLN, e investigadora no Instituto de Medicina Molecular, Diretora Cientifica do EATRIS Portugal e recentemente reeleita Chair of Board of National Directors do EATRIS EU, recebeu uma menção honrosa, no âmbito dos Prémio Bial de Medicina Clínica 2022, pelo seu projeto: “Brain Tumors 360º: from biological samples to precision medicine for patients”.

O projeto tem como base uma plataforma com a possibilidade de simular a doença e assim testar modelos e terapias inovadoras para a medicina personalizada.

Permite ter uma visão de 360 graus dos tumores cerebrais, e procura ir desde a análise de amostras biológicas e da criação de modelos, que simulam a doença humana, até à descoberta de marcadores biológicos ou novos tratamentos.

A  EATRIS, European Advanced Translational Research Infrastructure in Medicine, é a infraestrutura europeia para medicina translacional. Tem como objetivo obter recursos e serviços para comunidades de investigação de forma a transformar descobertas científicas em benefícios para os cidadãos.

O INFARMED, I.P. coordena o nodo português do EATRIS desde a sua criação em julho 2019 e que inclui, atualmente, 16 centros de investigação nacionais.

INFARMED/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights