RESPIRA lança aplicação para sensibilizar a população mais jovem para a DPOC

13 de Fevereiro 2023

A RESPIRA - Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas, no âmbito do seu 16.º aniversário, lançou a aplicação "MYO2APP", com o objetivo principal de sensibilizar a população mais jovem.

Desde a sua fundação em 2007, a associação pretende contribuir para a prevenção e tratamento das doenças respiratórias crónicas e ser um pilar na defesa dos interesses e direitos das pessoas com DPOC.

“Temos como objetivo para este ano aproximar-nos dos nossos associados e aumentar o nosso contacto com pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas, potenciando assim o crescimento do nosso número de sócios. Por outro lado, queremos atuar junto da população mais jovem numa vertente preventiva e de consciencialização para os malefícios do tabaco e da poluição no índice global de qualidade de vida e aumento da mortalidade evitável”, explica Isabel Saraiva, presidente da RESPIRA.

A evolução tecnológica na área da saúde, muito potenciada pela pandemia, trouxe novas oportunidades, mas também desafios para determinados setores. As associações de doentes, como a RESPIRA, tiveram que se reinventar e apostar na formação, informação e acompanhamento online dos doentes/cuidadores e profissionais de saúde, através de webinars e digitalização das revistas, como foi o caso do Jornal 02, que adquiriu uma versão webletter. Agora pretende ir mais além e estar acessível aos associados e potenciais interessados e mais próxima dos jovens, através de uma solução tecnológica, a recém-lançada MYO2APP.

A MYO2APP é uma aplicação para telemóvel gratuita e de acesso livre, compatível com iOS e Android, com o objetivo principal de combater a iliteracia ligada à saúde da população mais jovem sobre aquela que é já a terceira causa de morte no mundo, a DPOC, e que tem como principal fator de risco o tabagismo.

Este projeto desenvolvido com o apoio da GSK e da BIAL.

“Desde a sua criação, a RESPIRA tem desenvolvido um trabalho notável na defesa dos direitos e interesses das pessoas com DPOC, bem como ao nível da literacia e sensibilização da comunidade para o impacto desta doença, fatores de risco e sinais de alarme. A GSK, enquanto empresa com um legado de meio século em inovação respiratória, orgulha-se do trabalho próximo e da parceria que tem mantido com a RESPIRA e que demonstra toda a nossa ambição em melhorar a vida das pessoas com doença respiratória. O apoio a este projeto inovador da RESPIRA é, mais uma vez, reflexo deste caminho percorrido em conjunto”, afirma João Duarte, Communications, Government Affairs & Patient Advocacy Lead na GSK Portugal.

“A aplicação ‘MYO2APP’, ao disponibilizar todo um conjunto de conteúdos num formato dinâmico, atual, e de fácil e permanente acesso, traduz mais uma forte aposta da RESPIRA no esclarecimento, atualização e apoio aos doentes com DPOC e seus cuidadores. Por isso, a BIAL não poderia deixar de se associar à RESPIRA nesta sua missão e, assim, ajudar a melhorar a qualidade de vida dos doentes com DPOC e a saúde respiratória em Portugal, propósito que nos une há largos anos e que irá certamente continuar a marcar o nosso percurso futuro”, afirma Bruno Dias, Head of Medical Affairs – Portugal e Espanha da BIAL.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This