Desde a sua fundação em 2007, a associação pretende contribuir para a prevenção e tratamento das doenças respiratórias crónicas e ser um pilar na defesa dos interesses e direitos das pessoas com DPOC.
“Temos como objetivo para este ano aproximar-nos dos nossos associados e aumentar o nosso contacto com pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas, potenciando assim o crescimento do nosso número de sócios. Por outro lado, queremos atuar junto da população mais jovem numa vertente preventiva e de consciencialização para os malefícios do tabaco e da poluição no índice global de qualidade de vida e aumento da mortalidade evitável”, explica Isabel Saraiva, presidente da RESPIRA.
A evolução tecnológica na área da saúde, muito potenciada pela pandemia, trouxe novas oportunidades, mas também desafios para determinados setores. As associações de doentes, como a RESPIRA, tiveram que se reinventar e apostar na formação, informação e acompanhamento online dos doentes/cuidadores e profissionais de saúde, através de webinars e digitalização das revistas, como foi o caso do Jornal 02, que adquiriu uma versão webletter. Agora pretende ir mais além e estar acessível aos associados e potenciais interessados e mais próxima dos jovens, através de uma solução tecnológica, a recém-lançada MYO2APP.
A MYO2APP é uma aplicação para telemóvel gratuita e de acesso livre, compatível com iOS e Android, com o objetivo principal de combater a iliteracia ligada à saúde da população mais jovem sobre aquela que é já a terceira causa de morte no mundo, a DPOC, e que tem como principal fator de risco o tabagismo.
Este projeto desenvolvido com o apoio da GSK e da BIAL.
“Desde a sua criação, a RESPIRA tem desenvolvido um trabalho notável na defesa dos direitos e interesses das pessoas com DPOC, bem como ao nível da literacia e sensibilização da comunidade para o impacto desta doença, fatores de risco e sinais de alarme. A GSK, enquanto empresa com um legado de meio século em inovação respiratória, orgulha-se do trabalho próximo e da parceria que tem mantido com a RESPIRA e que demonstra toda a nossa ambição em melhorar a vida das pessoas com doença respiratória. O apoio a este projeto inovador da RESPIRA é, mais uma vez, reflexo deste caminho percorrido em conjunto”, afirma João Duarte, Communications, Government Affairs & Patient Advocacy Lead na GSK Portugal.
“A aplicação ‘MYO2APP’, ao disponibilizar todo um conjunto de conteúdos num formato dinâmico, atual, e de fácil e permanente acesso, traduz mais uma forte aposta da RESPIRA no esclarecimento, atualização e apoio aos doentes com DPOC e seus cuidadores. Por isso, a BIAL não poderia deixar de se associar à RESPIRA nesta sua missão e, assim, ajudar a melhorar a qualidade de vida dos doentes com DPOC e a saúde respiratória em Portugal, propósito que nos une há largos anos e que irá certamente continuar a marcar o nosso percurso futuro”, afirma Bruno Dias, Head of Medical Affairs – Portugal e Espanha da BIAL.
PR/HN/RA
0 Comments