O envelhecimento populacional, particularmente desafiante em Portugal, “é uma realidade que está a impor profundas reflexões sobre as políticas públicas, para que esta população possa ter qualidade de vida na sua velhice”.
“A evidência científica mostra-nos uma clara associação entre a maior longevidade da população, a situação de múltiplas doenças crónicas e a incapacidade funcional, o que se traduz no aumento significativo de pessoas idosas, frágeis e dependentes que necessitam de cuidados e/ou apoio para a realização das suas atividades diárias, quer no domicílio, quer em lares para idosos, com o suporte de cuidadores formais ou informais”, pode ler-se no site da APDH.
Mas os cuidadores informais “vivenciam maioritariamente uma situação de desproteção, pelo que importa identificar necessidades, fragilidades e carências destas pessoas, visando potencializar medidas que possam qualificar e dar maior segurança ao trabalho desenvolvido e garantir o bem-estar das mesmas”.
O webinar, com Ana Escoval (coordenadora da Plataforma Saúde que Conta – Escola Nacional de Saúde Pública), Ana Rita Pedro (investigadora da Escola Nacional de Saúde Pública), Maria do Rosário Zincke dos Reis (presidente da Plataforma Saúde em Diálogo), Liliana Gonçalves (presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais) e Marina Caldas (FDC Consulting), será transmitido no Youtube e no Facebook da APDH.
O link está disponível no site do HealthNews.
HN/RA
0 Comments